O Município de Anadia está a preparar o seu Plano Municipal de Energia e Clima, tendo, na tarde de quinta-feira, 21 de novembro, juntado “stakeholders” que participaram no documento dando os seus contributos pessoais e institucionais. Flávia Duarte, da IrRADIARE, entidade responsável pelo Plano, prevê que os objetivos finais sejam apresentados “no primeiro trimestre de 2020”.

Cerca de três dezenas de pessoas – entre técnicos municipais, autarcas, comandante dos Bombeiros e empresários – estiveram ontem reunidos, no auditório do Curia Tecnoparque, em Tamengos, numa sessão que incidiu sobre as alterações climáticas e que proporcionou aos presentes serem esclarecidos sobre o tema e darem os seus contributos.

“Não é de hoje que Anadia começou a trabalhar nas questões climática e a prova disso são as boas práticas que vai tendo, como a promoção de um programa de bicicletas e os inúmeros parques que existem no município”, começou por dizer Flávia Duarte, enumerando, de seguida, as políticas do Plano: “Conhecer e caracterizar o melhor possível o concelho de Anadia; reduzir a vulnerabilidade; informar, participar, sensibilizar e divulgar; cooperar a nível nacional e internacional; e ainda sensibilizar os agentes locais, garantindo a participação ativa”.

E para tudo isto funcionar é necessário, explica Sofia Martins, também da IrRADIARE, que seja feita uma preparação, onde sejam analisadas as vulnerabilidades atuais e futuras e se determine as especificidades do programa, que será alvo de revisão e monitorização.

“É importante haver uma consciencialização de que o aumento da temperatura e a diminuição da precipitação levarão a alterações na qualidade da água, resultarão em prejuízos para as atividades económicas e proporcionarão alterações no estilo de vida. Para além disso, haverá danos para as cadeias de produção, para o turismo, a agricultura e a floresta”, acrescentou Sofia Martins.

E findas as explicações, a sessão deu lugar a um espaço interativo, onde distribuídos por grupos, os participantes tiveram em cima da mesa as mais diversas temáticas: Energia e Resíduos; Financeira; Transportes e Infraestruturas; Saúde; Recursos Hídricos; Agricultura, Florestas e Biodiversidade; Turismo; Governação e Ordenação do Território.

“Recolhemos os contributos dados em cada medida e depois da escolha de uma amostra houve lugar a um debate”, explicou ainda, ao nosso jornal, Flávia Duarte, que não tem dúvidas de que a prioridade do Plano será “o da sensibilização, informando e envolvendo as pessoas” para a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Um tema que, segundo Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, “não depende apenas da governação, mas de cada um de nós”.

 

Mónica Sofia Lopes