“Bairrada de comboio” é um programa inovador, levado a cabo pela Associação Rota da Bairrada em parceria com a CP – Comboios de Portugal, que pretende dar a conhecer os aromes e sabores da região bairradina utilizando, para isso, o comboio. As partidas são feitas por todo o país e têm como único destino a Estação da Curia, que mantém o antigo edifício construído em 1944 que, depois de desativado, deu lugar a um local repleto de produtos gastronómicos e vínicos, mas também artesanais, oriundos de todos os municípios da Bairrada.

Dividido por dois pacotes, o programa, com vigência durante todo o ano, dá oportunidade aos turistas, e amantes deste tipo de descobertas, de usufruírem de uma atividade de “meio dia”, disponível diariamente, ou ainda de um programa de dia inteiro, que apenas se realiza aos sábados.

Comecemos pelo “programa de meio dia”, aquele que fica “mais em conta”. Com partidas de vários pontos do país, a chegada, no comboio regional, à Estação da Curia, a casa-mãe da entidade promotora do programa, pois é ali que se situa a sede da Associação Rota da Bairrada. Um local, construído em 1944, que mantém a sua traça original, com sala de espera de 1.ª, 2.ª e 3.ª Classes, uma Bilheteira e ainda um Posto de Turismo.

E será nesse ambiente histórico que se realizará uma prova comentada com cinco vinhos selecionados da Bairrada, seguindo-se uma degustação de queijo e enchidos com pão regional e um jogo livre de aromas, numa sala dedicada ao efeito. No local poderão também ser adquiridos produtos dos mais diversos tipos.

Antes da partida, novamente em comboio regional, haverá tempo livre para um passeio a pé pela Curia, onde para além dos hotéis e vivendas que fazem parte da sua história, o parque e os pequenos cafés dão oportunidade de se fazer um roteiro e assim se descobrir esta antiga estância termal.

Para este programa de curta duração, a prova comentada com cinco vinhos selecionados e a degustação de queijo e pão tem um custo de nove euros, para adultos e seniores, e de 4,50 euros para crianças dos quatro aos doze anos, um valor acrescido do preço da viagem em comboio regional, que difere do local de onde parte o turista.

No caso de uma maior disponibilidade existe a oportunidade de se passar um sábado inteiro pelo concelho de Anadia, com o único objetivo de se dar a conhecer os sabores e vinhos da região da Bairrada. Assim, os comboios intercidades 720 e 721 farão uma paragem extraordinária, cerca das 11h 30m / 12 horas, à Estação da Curia. Aqui, tal como acontece no programa mais curto, far-se-á uma visita guiada ao espaço da Rota da Bairrada, que contempla um espumante d’honra e salgados. Segue-se uma viagem, com transfer feito de autocarro, para o Museu do Vinho Bairrada, onde se realizará um almoço, onde não faltará o leitão (quem preferir opta por bacalhau), o arroz de cabidela, uma sopa bairradina e os vinhos e espumantes da região, sem esquecer a doçaria, neste caso, os “Amores da Curia”.

Ainda no Museu, o local será alvo de visitação, dando início a uma tarde que inclui uma visita guiada, com brinde Bairrada, ao Aliança Underground Museum, em Sangalhos, terminando o passeio, cerca das 18h00, com regresso à Estação da Curia, onde será feito o embarque nos intercidades 620 ou 525. Aqui os preços variam de 63,50 para 72,50 euros, mediante o local de partida, e inclui viagem de ida e volta de comboio, o almoço, atividades e os transfers.

As reservas são feitas diretamente com a CP, nas bilheteiras ou por correio eletrónico, podendo ser obtidas mais informações através do email geral@rotadabairrada.pt.

 

Tratado por Mónica Sofia Lopes

Imagem de capa das Caves Aliança