A mealhadense Cláudia Emanuel é a autora da obra “Os azulejos de Jorge Rey Colaço que decoram o Palácio da Justiça de Coimbra”, que vai ser apresentada esta quarta-feira, dia 13 de novembro, no Salão Nobre do Tribunal da Relação de Coimbra. O colóquio e apresentação do livro têm início pelas 14h 30m.

Luís Azevedo Mendes, presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, será o responsável pela abertura da cerimónia, à qual se segue a conferência “Os azulejos de Jorge Rey Colaço e António Costa no Palácio da Justiça”, realizada por Cláudia Emanuel, investigadora, mestre em Património Artístico e Conservação e doutoranda em Estudos do Património na Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Pelas 15h 15m, dar-se-á a explicação das Figuras históricas representadas nos azulejos do Palácio da Justiça. Assim, D. Sancho II ficará a cargo de Joaquim Sousa Dinis, Juiz Conselheiro jubilado e presidente da Associação Cultural da Relação de Coimbra; Egas Moniz de Helena Queirós, professora e licenciada em História; Rainha Santa Isabel por Isabel Garcia, editora e licenciada em História; e Inês de Castro por Maria José Azevedo Santos, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade.

Uma hora mais tarde, António Pacheco, conservador do Museu Nacional de Machado de Castro; José Vitorino, arquiteto; e Leonor Sá, diretora do projeto SOS Azulejo da Polícia Judiciária; apresentarão o livro “Os Azulejos de Jorge Rey Colaço que Decoram o Palácio da Justiça de Coimbra”. A tarde termina com um “Porto de Honra”.

Cláudia Emanuel tem 43 anos de idade e é oriunda da Vacariça, uma localidade no concelho da Mealhada. No seu currículo, conta ainda com outra obra publicada, em 2015, intitulada “Artes decorativas nas fachadas da arquitetura bairradina” e escreveu em co-autoria a obra “Estação de S. Bento Marques da Silva”, onde teve a seu cargo o capítulo “Jorge Colaço, O pintor de S. Bento”.

 

Mónica Sofia Lopes