A Direção Regional de Cultura do Centro organiza esta quarta-feira, dia 23 de outubro, pelas 14 horas, uma sessão de apresentação do PLANO NACIONAL DAS ARTES dirigida aos responsáveis municipais pela área educativa e cultural, e aos agrupamentos escolares da região Centro. A sessão decorre no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada.

O Plano Nacional das Artes (PNA) é uma iniciativa das áreas governativas da Cultura e da Educação criada com o horizonte temporal 2019-2029. É uma estrutura de missão que envolve parcerias com a administração local, entidades privadas e a sociedade civil, com o propósito de dar um lugar central às artes e ao património na formação ao longo da vida. A sua estratégia/manifesto foi apresentada publicamente no dia 18 de junho, para o período de 5 anos (2019-24).

Os principais objetivos são garantir o acesso e a participação dos cidadãos na fruição das artes e da produção cultural; expandir a oferta cultural educativa e promover o conhecimento, a integração e o encontro de culturas.

O PNA trabalha em conjunto com o Plano Nacional de Leitura (PNL2027), a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Cinema, o Programa de Educação Estética e Artística, a Rede Portuguesa de Museus de forma a articular e potenciar a ação destes programas e redes.

A sessão será dinamizada pela equipa técnica do Plano Nacional das Artes, sendo constituída por um momento inicial para apresentação do plano, objetivos, eixos de ação e medidas, seguindo-se um momento para esclarecimento de dúvidas, partilha de ideias e experiências.

Este encontro é também uma oportunidade para que os municípios e os agrupamentos escolares possam conhecer os interlocutores estabelecendo pontes e novas dinâmicas de trabalho.

 

 

Fonte: Direção Regional de Cultura do Centro

Imagem: Free-Photos (https://pixabay.com)