A Câmara da Mealhada aprovou, na última reunião de executivo municipal, o lançamento a concurso de uma obra que visa a melhoria da rede de distribuição de água em partes das freguesias de Ventosa do Bairro, Barcouço e Luso. O investimento ronda um milhão de euros.

Está aprovada a abertura do concurso para a empreitada de “Reabilitação da Rede de Distribuição e Adução de Água às freguesias de Ventosa do Bairro, Barcouço e Luso”, uma intervenção que visa substituir a rede de distribuição de água em partes destas freguesias, integrando um projeto mais vasto de redução de perdas ao nível de todo o concelho e, ainda, a substituição da conduta adutora de Barcouço. Em concreto, as obras abrangem grande parte de Ventosa do Bairro e Barregão, parte de Barcouço e de Pisão e parte de Várzeas (freguesia do Luso).

O investimento será de novecentos e cinquenta mil euros, sendo objeto de uma comparticipação financeira do Fundo de Coesão POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), e a obra tem um ano como prazo de execução. O concurso já foi publicado em Diário da República (3 de outubro), podendo os concorrentes apresentar propostas até dia 4 de novembro de 2019.

 

Aprovação de auxílios económicos

O executivo municipal aprovou, na mesma reunião, os auxílios económicos aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) para o presente ano letivo, fixando-se em trinta euros o apoio aos alunos do escalão 1 e em vinte euros o apoio aos alunos do escalão 2 (escalões de rendimentos para atribuição de abono de família).  Apesar da gratuitidade dos manuais escolares, este auxílio da Autarquia visa o apoio socioeducativo a alunos de agregados com necessidades.

 

Cerca de quinze mil euros de apoios a coletividades

A Câmara deliberou ainda a atribuição de 17.732,70 euros em subsídios a diversas coletividades ou instituições.

A Associação de Natação Centro Norte Portugal beneficiará de um apoio de 8.232,70 euros para fazer face a despesas relacionadas com as várias provas de natação que decorrerão nas Piscinas Municipais da Mealhada (cronometragem, arbitragem, prémios) e que trarão, ao concelho, atletas e famílias que criam impacto positivo na economia local.

Aprovou ainda a atribuição de quatro mil euros ao Clube LusoClássicos para a realização do Rally Legends, que foi reagendado para dezembro devido à declaração de Situação de Alerta face ao risco agravado de incêndio nos dias em que a prova estava prevista, em setembro passado.

Deliberou ainda, à semelhança dos anos anteriores, atribuir à ACIBA –  Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira – dois mil e quinhentos euros para o Sorteio Tômbola de Natal, uma iniciativa que procura dinamizar o comércio local na época de Natal.

 

 

Fonte: Município da Mealhada