Anadia é o Município convidado da Bolsa de Turismo de Lisboa que, em 2020, se realiza de 11 a 15 de março. Para a organização do evento de cariz internacional, que este ano lançará a BTL Enoturismo, faz todo o sentido dar destaque à “cidade capital do espumante”.

“Ao longo de três décadas, a BTL assume-se como a feira de turismo internacional de Portugal e tem assistido ao crescimento do setor, de forma direta e indireta”, começou por dizer Dália Palma, da organização da BTL, explicando que o certame “tem sido o reflexo desse crescimento com a capacidade de acompanhar e inovar, criando valor a quem tem feito este caminho connosco”.

E em 2020 haverá novidades, com o lançamento da BTL Festival, onde estarão os promotores dos festivais que “atraem multidões e criam riqueza a nível local”; e a BTL Enoturismo, onde “Anadia é o município nacional convidado que, por coincidência, é também a capital do espumante”, referiu Dália Palma, garantindo estar certa “de que Anadia sairá reforçada com esta participação”.

Teresa Cardoso, presidente da autarquia anadiense, não tem dúvidas de que o dia de ontem, aquando da cerimónia de divulgação, que se realizou no Museu do Vinho da Bairrada, foi já “um grande momento”, do qual sente “um enorme orgulho”. Para a autarca “o convite mostra o caminho que se foi fazendo, ao longos dos anos, muitas vezes com críticas por sermos pequenos e nos querermos afirmar”. “Mas a verdade é que chegamos a 2020 e temos a oportunidade de ser protagonistas na maior feira de turismo internacional em Portugal”, enfatizou.

A sessão ficou ainda marcada pela divulgação da presença da cidade de Anadia no Festival Nacional de Gastronomia em Santarém que se realiza de 24 de outubro a 3 de novembro. “Anadia terá o grande palco a 1 de novembro, onde vai ter a oportunidade de mostrar o que tem de melhor”, disse João Leite, presidente do conselho de administração “Viver Santarém”, desafiando “a que os munícipes de Anadia estejam presentes neste grande evento”.

E a presidente da Câmara de Anadia garante que o município lá estará, a mostrar “quem somos, onde estamos e o que temos para oferecer”. “O setor da viticultura é um dos mais importantes do nosso concelho, aliado a muitos outros, como o turismo e a gastronomia”, enaltece a edil, garantindo que “no dia 1 de novembro, em Santarém, haverá um ‘bom casamento’”.

A cerimónia foi complementada com um almoço, servido no Museu do Vinho da Bairrada, seguindo-se uma visita ao “Aliança Underground Museum”, em Sangalhos, e outra à Quinta do Encontro, em São Lourenço do Bairro.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de JOSÉ MOURA, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/