O vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, integrou o júri do concurso de vinhos “Asia Wine Trophy” que decorreu, entre os dias 18 e 21 de agosto, na cidade de Daejeon, na Coreia do Sul. Na ocasião, o autarca fez a apresentação do “Portugal Wine Trophy” que decorrerá, pelo quinto ano consecutivo, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, de 23 a 26 de abril de 2020.

De referir que este é o maior concurso de vinhos realizado em todo o mundo, contando, no somatório dos quatro momentos distintos, dois em Berlim (fevereiro e julho), um em Anadia (abril) e em Daejeon (agosto) com mais de 17.000 vinhos. De recordar que, na edição de 2019, realizada em Anadia, uma câmara de provadores, composta por 60 pessoas, avaliou 2200 vinhos oriundos dos quatro cantos do mundo.

Jorge Sampaio sublinha a importância deste concurso para os vinhos nacionais e, em particular, para os da Bairrada. “Tem sido uma grande mais-valia, não só para os nossos vinhos”, mas também “para a promoção de toda a região”, afirmou, tendo realçado o facto de o júri deste concurso mundial ser composto, na sua maioria, por sommeliers, enólogos, jornalistas da especialidade e importadores de vários pontos do mundo, o que, por si só, garante uma grande mediatização da Bairrada, a vários níveis.

Por outro lado, o autarca destaca o facto de todos os produtores/engarrafadores da Bairrada terem acesso gratuito ao concurso, devido a um protocolo estabelecido entre o Município de Anadia e a organização que garante a sua participação sem custos. Frisou ainda o número de medalhas arrecadadas pelos vinhos portugueses nos vários momentos do concurso, nomeadamente Berlim, Daejeon e Anadia. “Estes prémios são sinónimo de que os nossos vinhos revelam uma grande qualidade”, afirmou, acrescentando que o balanço até ao momento “é mais do que positivo”.

 

Presidente do Município de Daejeon visita Anadia

A convite do presidente do Município de Daejeon, Jorge Sampaio participou ainda na cerimónia de inauguração da Daejeon International Wine Festival que, sendo uma das maiores feiras de vinhos da Ásia, decorreu naquela cidade coreana, entre 23 e 25 de agosto, e, na qual, pode observar, com enorme agrado, que os dois espumantes escolhidos para este ato de abertura, e servidos a todos os convidados, eram oriundos do nosso país, mais especificamente da Bairrada.

O autarca anadiense aproveitou o momento para estabelecer contactos com o presidente da Câmara Municipal de Daejeon, com o intuito de desenvolver projetos futuros que envolvam as duas cidades, no âmbito do setor vitivinícola, bem como outro tipo de ligações comerciais, envolvendo, nomeadamente os produtores/engarrafadores da Bairrada.

No final, deixou um convite oficial para que visite Anadia, no próximo ano, no decorrer da edição do “Portugal Wine Trophy”, o qual foi prontamente aceite.

 

Fonte: Município de Anadia