O Parque de Merendas, à entrada da Curia, no concelho de Anadia, recebe, a partir de hoje e até domingo, a Festa do Leitão e do Espumante. Um evento marcado por uma componente desportiva, uma vez que amanhã decorrerá um passeio de cicloturismo e, no dia seguinte, se realiza a  Final da Taça Nacional de Esperanças/VIII Circuito da Curia.

Há mais de uma década que o evento se realiza e os grandes protagonistas durante os três dias, segundo Óscar Carvalho, presidente da Junta da União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, são “o leitão e o espumante”.

Assim, o Parque de Merendas, junto à Estação de Caminhos de Ferro da Curia, prepara-se para receber esta noite, 9 de agosto, a partir das 22 horas, a C. S. Band; no sábado, Lily & Primos; e no domingo a Banda ICE.

“Estarão ao serviço dois restaurantes da freguesia – O Sancho e Dina Queiroz – a servir almoços e jantares”, explicou ainda, ao «Bairrada Informação», o autarca, garantindo que “haverá sempre petiscos”, onde não faltarão o leitão, os negalhos e o espumante da região.

A vertente desportiva do evento não foi esquecida e no sábado, com início às 9 horas, decorrerá um passeio de cicloturismo com início no Parque de Merendas seguindo para Mata, Óis, Horta e Tamengos, com regresso novamente ao ponto de partida. A inscrição tem um custo de “doze rodas” para os adultos e de “sete rodas” para as crianças, com direito a t-shirt, boné e almoço.

Já no domingo, o desporto sobe de nível, com a realização, na Curia, da Final da Taça Nacional de Esperanças/VIII Circuito da Curia, nas categorias de Juniores e Sub 23, com a presença de equipas nacionais e internacionais e de diversos clubes.

“A prova será realizada em circuito fechado, com os ciclistas a terem de realizar seis voltas, perfazendo um total de noventa quilómetros. A partida está marcada para as 15 horas, na Avenida dos Plátanos, na Curia, passando pelos lugares da Mata, Horta, Ribafornos, Vilarinho do Bairro, Bolho, Casal, Póvoa do Garção, Arinhos, Tamengos, terminando novamente na Avenida dos Plátanos”, lê-se num comunicação da Câmara Municipal de Anadia, que alerta para o condicionamento de trânsito na Curia nesse dia.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias com Direitos Reservados