Mais de quinhentas crianças e jovens já participaram nas atividades do Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada desde o início do período de férias escolares. Até 13 de setembro, multiplicam-se as iniciativas em torno de temas como a reciclagem, a fauna, a flora e a preservação de recursos naturais.

Jogos, filmes, sessões de esclarecimento, histórias e oficinas são algumas das atividades que o Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada (CIA) dinamiza e que divertem, transmitindo, em simultâneo, conhecimentos importantes a centenas de participantes não só do município, mas também de outros concelhos, que marcam a sua visita.

O sucesso do “Verão AltaAmbiente” prende-se com a diversidade de propostas  que podem ser tanto interiores, com recurso aos modernos meios audiovisuais e equipamentos (observação à lupa, microscópio e outros conjuntos pedagógicos), como exteriores, tirando partido dos 14 hectares que compõem o Parque da Cidade da Mealhada, onde o CIA está inserido. Nestes programas, fala-se da importância da água e da floresta, ouvem-se os sons dos animais, fazem-se armadilhas para vespas asiáticas, investiga-se o Parque e o seu habitat, fazem-se jogos de reciclagem, entre tantas outras propostas.

As atividades, todas gratuitas, são dirigidas a grupos de instituições públicas ou privadas, mas o CIA dispõe também de atividades para jovens individuais, nomeadamente com as “Tardes AltAmbiente” que vão acontecendo durante todo o ano, destinadas a jovens do segundo e terceiro ciclos e ensino secundário. (ver programa abaixo)

 

Centro de Interpretação Ambiental

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA), localizado no Parque da Cidade da Mealhada, é um espaço que procura despertar para a mudança de comportamentos e atitudes sobre a problemática ambiental e dotar os cidadãos de conhecimentos e meios que lhes permitam lidar com os desafios de um desenvolvimento sustentável.

As atividades a promover têm como objetivos despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural, interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais, contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada, dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais e desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável.

 

Tardes AltAmbiente em agosto

19 de agosto | “Teia da vida” – Apresentação dos participantes e jogos de sensibilização ambiental.

20 de agosto | “Botânico por uma tarde” – Sessão de esclarecimento sobre o reino vegetal e identificação de árvores do Parque da Cidade.

21 de agosto | “A que animal pertence?” – Sessão de esclarecimento sobre a fauna selvagem Portuguesa e construção de armadilhas para a vespa-asiática.

22 de agosto |  “Separar é que está a dar” – Sessão de esclarecimento sobre o circuito dos resíduos, jogos de separação e oficina de reutilização.

23 de agosto | “Oceano de plástico” – Sessão de esclarecimento sobre a problemática de resíduos nos oceanos e jogos de recolha de resíduos no campo de areia.

 

Lanche ecológico, entrega de prémios e certificados. Todos os participantes terão direito a um conjunto de sacos-ecoponto, caixa-abrigo para aves, certificado de participação, entre outros prémios.

 

Inscrições: centroambiental@cm-mealhada.pt | Telefone 231 205 389.

 

Fonte: Município da Mealhada