A inauguração das obras de requalificação no Convento de Santa Cruz e nas 21 Capelas da Via Sacra, na Mata Nacional do Bussaco, acontece na próxima sexta-feira, dia 19 de julho, segundo o nosso jornal conseguiu apurar. O momento, escreve o Diário das Beiras desta segunda-feira, contará com a presença da secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.

Recordamos os nossos leitores, que o «Bairrada Informação» avançou, em junho passado, que a obra do Convento de Santa Cruz estava “praticamente concluída” e tinha sido visitada, a 24 de maio, por Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Um encontro que Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, enalteceu, na altura, referindo que “poderia abrir novas perspectivas de financiamento para as ermidas, edifícios degradados e fontes”. “Há ainda muitas coisas que gostaria de ver feitas no Bussaco”, realçou.

Sobre o Convento, o edil garantiu “estar muito bonito” e que a sua abertura aconteceria em breve. “Ficará a faltar restauro na Capela e em outros pontos do Convento, mas a avaliação que nos foi feita ronda os quinhentos mil euros”, disse, garantindo que as “esculturas religiosas” encontradas durante a obra “estão guardadas”, não se podendo mexer por ordem da Direção Regional da Cultura. “Se a Câmara avançar com o restauro, avançará também com uma exposição museográfica, mas isso é uma discussão que teremos que ter no futuro”, rematou, em maio passado.

 

Texto de MSL

Imagem de Arquivo