Filipe Henriques, coordenador de Oftalmologia no Hospital Misericórdia da Mealhada (HMM) foi premiado na décima nona edição do congresso “EVRS – European VitreoRetinal Society”, que decorreu em Lisboa, no Convento do Beato, de 27 a 30 de junho. O médico já tinha recebido, em 2014, um prémio no concurso de vídeos cirúrgicos desta mesma sociedade.

O congresso internacional – que tem como tema central a Cirurgia Vitreoretiniana e, como mote, o tema “Retina around the word” – premiou o vídeo de uma cirurgia de retina, realizada por Filipe Henriques, intitulado “The Blind Eye and the Invisible Guest”.

Nesta sociedade científica, a EVRS – European VitreoRetinal Society, pontificam muitos dos melhores cirurgiões de Retina e Vítreo do mundo.

Filipe Henriques é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra e especialista em Oftalmologia, pelo Centro Hospitalar de Coimbra, desde 2005. É autor e coautor de diversas publicações científicas em revistas e congressos nacionais e internacionais e tem uma vasta experiência cirúrgica na área da Retina e Implantorefrativa (catarata).

Coordenador do departamento de Oftalmologia do HMM, é ainda membro de Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, da Academia Americana de Oftalmologia, da Sociedade Canadiana de Oftalmologia e da Sociedade Francesa de Oftalmologia.

Filipe Henriques – cujas principais áreas de especialização são a Retina Cirúrgica (descolamento de retina, membranas epiretinianas, buracos maculares), a Retina Médica (retinopatia diabética, DMI, maculopatia miópica), a Cirurgia de catarata e a Oftalmologia Geral – já tinha ganho, em 2004, o prémio para melhor vídeo cirúrgico no “European Vitreoretinal Society (EVRS) Meeting 2014”, um feito que voltou a repetir este ano.