Após uma semana de interregno, devido à realização da Feira da Vinha e do Vinho, o “Às Sextas na Praça”, promovido pelo Município de Anadia, está de regresso, na próxima sexta-feira, dia 5 de julho, pelas 22 horas, com um “Especial Folk Ancas”, onde atuará o músico e compositor Kimi Djabaté (Guiné-Bissau).

Kimi Djabaté nasceu em Tabato (Guiné-Bissau), em 1975, sendo considerado uma das ligações contemporâneas à preciosa herança da música tradicional “griot”, que emerge com os seus ancestrais na região Ocidental de África.

Nascido no seio de uma família pobre, mas com grande sabedoria musical, aos três anos o “balafon” (xilofone africano) era o seu brinquedo, aos oito tornou-se fonte de rendimento para a família, tocando em casamentos e batizados, e, aos dez, já estudava “kora” na aldeia vizinha, Sonako. Cedo se Interessou por outros estilos musicais como a dança local “gumbé”, o “afrobeat” nigeriano, a “morna” de Cabo Verde e o “jazz” e o “blues” americano.

Com três discos na bagagem – Teriké (2005), Karam (2009) e Kanamalu (2016) -, com excelentes críticas da imprensa internacional (Billboard, Financial Times, Boston Globe, entre muitos outros) e com excelentes resultados nas tabelas como a World Music Charts Europe, Kimi Djabaté está a preparer um novo trabalho e, simultaneamente vai promovendo novos temas nas suas atuações.

“Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, que pretende preencher com música, e não só, as noites de sexta-feira, numa organização da Câmara Municipal de Anadia, contribuindo assim para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, grátis, que dá palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.

Pelo palco da Praça da Juventude já passaram, nesta edição, os grupos “The Youngsters & an Old Guy”, “InCantus – Grupo de Tocares e Cantares” e “Jovens Talentos de Anadia”. O ciclo de espetáculos continua no próximo dia 12 de julho, com o concerto da banda Magicar.

 

Fonte: Município de Anadia