Na próxima quinta-feira, 4 de julho, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre assinalará o 28.º aniversário da sua fundação, consubstanciada na homologação do despacho que a criou. Assim, e no âmbito desta comemoração, realizar-se-á, na quarta-feira, 3 de julho, às 16h 30m, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Mealhada, a assinatura formal do protocolo de cooperação entre a EPVL e o Instituto Politécnico de Coimbra que, entre outros instrumentos de colaboração, permitirá uma parceria estratégica entre as duas instituições e, ainda, a realização, no ano letivo de 2019/20, de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP)*, o mesmo é dizer o estabelecimento de uma oferta de ensino superior no território do concelho da Mealhada.

“Trata-se de um importante momento da história da EPVL e uma conquista para a qual a EPVL e o IPC trabalharam desde há um ano e que já tínhamos em mente há muito tempo. Para além de um passo relevante em termos de notoriedade, este protocolo dará à escola uma resposta de parceria estratégica fundamental e continuidade na educação, de coerência e prossecução de uma valorização pessoal pelo trabalho e pelo estudo que em muito favorecerá os nossos alunos hoje e especialmente no futuro”, explica Nuno Castela Canilho, gerente da instituição.

 

*Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) é um ciclo de estudos de ensino superior com 120 ECTS (créditos) e 2 anos letivos de duração, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio. Um CTeSP confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações nas áreas de formação que ministra. Os titulares de diploma de técnico superior profissional podem aceder e ingressar nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado através de um concurso especial próprio a si destinado, adquirindo o respetivo grau académico.

 

Fonte: EPVL