A cidade de Anadia começou, ontem, nove dias de festa com a 16.ª edição de “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho”, evento que só termina no próximo domingo, dia 30 de junho. Para além de uma cartaz repleto de artistas nacionais e locais nos dois palcos disponíveis, o certame conta com algumas alterações, nomeadamente, com uma zona institucional junto ao “Wine Bar” (a tenda dos produtores); na rua principal ficará concentrada toda a zona de doces; e a colocação, junto ao anfiteatro, de um espumanteiro, um bar de venda de espumante e derivados. O evento conta ainda com “mais ilhas” de expositores.

“Promover e divulgar o que de melhor se faz no setor vitivinícola, bem como nos diferentes setores da economia local” são os objetivos primordias da Câmara Municipal de Anadia ao realizar nove dias de festa, no Vale Santo, em Anadia. Este ano, o recinto conta com cerca de uma centena de expositores.

Tal como em edições anteriores, os produtores/engarrafadores estarão concentrados numa tenda gigante a promover os seus produtos, nomeadamente os espumantes. Os visitantes serão convidados a comprar uma flute, por dois euros, que dará acesso a três provas.

Quinta da Laboeira, Aliança Vinhos de Portugal, Anadiagro, Ataíde Semedo, Caves Arcos do Rei, Caves da Montanha, Caves Messias, Caves São Domingos, Caves São João, Gallius-Vinhos, Lusovini – Vinhos de Portugal, Campolargo, Quinta das Bageiras, Pedro Guilherme Santos Andrade, Quinta da Mata Fidalga e Quinta do Pingão serão as entidades representadas na Tenda, onde também serão realizadas provas comentadas de vinhos por jornalistas da revista “Vinho Grandes Escolhas”, nos dias 22, 23, 29 e 30 de Junho, às 17h00 e 18h00.

Para o mesmo local estão ainda previstos dois “workshops”. O primeiro, no dia 27 de Junho, pelas 19 horas, onde será apresentada a medida “Diversificação de Atividades nas Explorações Agrícolas”, pelo Grupo de Ação Local Aveiro Sul; e o segundo, no dia seguinte, à mesma hora, sobre o software VINUS, pela empresa RIS 2048.

Outro dos setores muito procurado é o gastronómico, onde estarão presentes, para além de três restaurantes, dez tasquinhas exploradas por associações e coletividades do concelho. Degustar as principais iguarias da região, acompanhadas pelos vinhos bairradinos, é a promessa daquele local, que será animado por diversas atuações que subirão ao “Palco Sentir Anadia”.

 

Um milhar de participantes no “Anadia Wine Run” (imagem da edição de 2018)

Um milhar de pessoas participou na prova “Anadia Wine Run”, que se realizou na manhã deste domingo, 23 de junho, ditando, assim, o sucesso desta segunda edição. Uma corrida de atletismo na natureza, em terreno misto, que percorreu algumas das principais quintas e vinhas do concelho de Anadia e que se realizou em parceria com ADR4Estações.

A partida e chegada aconteceram no CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos. A prova, “com paisagem deslumbrante”, contou com três distâncias: 23 km, 15 km e caminhada 10 km.

Paralelamente ao fim de semana de festa que Anadia tem programado, decorreu também o Torneio Internacional de Basquetebol – Cidade de Anadia em Basquetebol, as Finais Nacionais de Esgrima – Florete e o 40.º Grande Prémio Abimota (23 de Junho).

 

Mónica Sofia Lopes