Começa hoje, a partir das 16 horas, o “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho” que, durante nove dias, atrairá ao Vale Santo, na cidade de anadiense, milhares de pessoas que terão disponível um cartaz de luxo, com nomes como José Cid, Amor Electro, Os Quatro e Meia, Meninos da Sacristia com participação de Luís Portugal, Mayra Andrade, Aurea, David Carreira, Xutos & Pontapés e Xana Toc Toc.

Este ano, a grande novidade é o facto do evento contar com “Sê-lo Verde 2019”, uma vez que a candidatura apresentada pelo Município foi aprovada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética. Isto implicará, obrigatoriamente, a introdução de algumas regras de âmbito ambiental, nomeadamente que os copos a utilizar no recinto tenham de ser reutilizáveis. O objetivo do Município é o de erradicar o plástico descartável, sendo os visitantes do certame convidados a adquirir copos e flutes reutilizáveis.

À semelhança do que aconteceu na edição transata, a Feira da Vinha e do Vinho volta a ter a classificação de “Ecoevento”, na sequência de um protocolo com a ERSUC (Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos e Urbanos), com o objetivo de incentivar a redução das quantidades de resíduos produzidos durante a feira, a separação de embalagens e a recolha selectiva e encaminhamento, para reciclagem, das quantidades recolhidas.

Da parte da ERSUC, o Município receberá o apoio ao evento que passará por proporcionar um conjunto de serviços que facultem a concretização dos objetivos enunciados, premiando ainda, monetariamente, o desempenho ambiental, em função das quantidades entregues. A receita conseguida pela Autarquia será, uma vez mais, entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia.

 

Imagem com Direitos Reservados