Os Agrupamentos de Escolas de Santa Comba Dão e Mira e a Secundária Joaquim de Carvalho chegam a Viseu na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, para, pelas 21h 30m, disputarem a finalíssima da trigésima edição do festival artístico Escolíadas Glicínias Plaza. Os estabelecimentos de ensino foram os mais pontuados dos distritos de Coimbra, Viseu e Aveiro e, desta forma, garantiram o acesso à última fase do concurso artístico onde prestam provas de teatro, música, dança, artes plásticas e claques.

A Secundaria Joaquim de Carvalho foi a primeira das três a apurar-se para a noite de sexta-feira. Representante do Polo I e, consequentemente, do distrito de Coimbra, o estabelecimento de ensino da Figueira da Foz, foi a mais pontuada das três escolas que disputaram a final de Coimbra no Teatro Aveirense. Em 2019 sobe a palco com o tema “A Alma”.

Por seu lado, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão é o representante do distrito de Viseu. Alunos, professores e restante comunidade escolar já conhecem bem o Multiusos de Viseu, espaço que, por grande impulso e esforço da Câmara Municipal de Viseu, para além de receber a Finalíssima do festival recebe também o Polo II das Escolíadas Glicínias Plaza e as Escolíadas Júnior. Santa Comba Dão tem como tema deste ano a “Liberdade” como fator preponderante, individual e coletivo, para uma vida saudável e feliz.

Já o Agrupamento de Escolas de Mira apresenta algumas visões, nas diferentes provas, sobre “Os Anos 80”. Classificada pela maior pontuação de entre as escolas do distrito de Aveiro, Mira passa pelo segundo ano consecutivo à finalíssima das Escolíadas.

As três escolas referiram que estão felizes pela pontuação mas que, agora mais do que os resultados, importa apresentar bons espectáculos que para além de entreterem o público o façam refletir sobre diversas temáticas. A Finalíssima da trigésima edição das Escolíadas Glicínias Plaza acontece já esta sexta-feira e é aberta ao público. Os bilhetes custam seis euros, podem ser adquiridos no dia do espetáculo ou, então, por reserva para reservas@escoliadas.com. As Escolíadas 2019 terminam apenas no dia 8 de junho com a Gala de Entrega de Prémios no Cineteatro Messias, na Mealhada, ao qual se segue um jantar convívio na Quinta dos Três Pinheiros. A gala de entrega de prémios pretende fazer a festa com todos os participantes envolvidos no festival.

 

Fonte: Escolíadas – Associação Recreativa Cultural