Nove escolas, mais de 650 participantes, mais de 1500 espetadores. Estes são os números que o Teatro Aveirense, em Aveiro, vai receber este fim de semana, a propósito da 30.ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza. Entre amanhã (sexta-feira) e domingo, sobem a palco as escolas mais pontuadas no Centro de Artes de Espetáculos da Figueira da Foz, no Multiusos de Viseu e na Casa da Cultura de Ílhavo.

Hoje, entram em cena a Secundária Dr. Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz e as Secundárias Dom Dinis e Avelar Brotero de Coimbra. No sábado, também pelas 21h 30m, é a vez de subirem a palco o Agrupamento de Escolas de Tondela e de Santa Comba Dão e a Secundária de Viriato de Viseu. No domingo, pelas 17 horas, a última final fica a cargo das escolas do distrito de Aveiro onde participam o Colégio de Albergaria, a Secundária da Mealhada e o Agrupamento de Escolas de Mira.

Na trigésima edição participaram diretamente mais de 1700 alunos, professores e auxiliares de educação, sendo que com os participantes indiretos estes números chegam aos mais de 2500 participantes. Em termos de público, sem as finais (que se encontram praticamente todas esgotadas) a 30.ª edição do festival artístico já ultrapassou os 4000 espetadores.

O concurso termina no próximo dia 31 de maio com a finalíssima do evento. Depois disso, no dia 8 de junho, pelas 16h 30m, acontece a gala de entrega de prémios no Cineteatro Messias, na Mealhada, à qual se irá seguir um jantar convívio na Quinta dos Três Pinheiros.

 

Fonte: Escolíadas – Associação Recreativa Cultural