HMB, Piruka, Jimmy P., Miguel Araújo, Toy, Os Azeitonas, Anjos, José Cid e os DJ’s Olga Ryazanova e António Machado são a grande aposta para o palco Rei dos Leitões na FESTAME – Feira do Município da Mealhada, que se realiza, na zona desportiva da Mealhada, de 7 a 16 de junho. Com cerca de duas centenas de expositores, mantém-se a gratuitidade nas entradas e um novo figurino que remete as tradicionais “Tasquinhas”, bem como o palco secundário Bongás, para junto da Escola Profissional da Mealhada.

“É um programa para todos os gostos, com artistas dos mais variados tipos e cujas as entradas são gratuitas”, referiu, na manhã de ontem, dia 30 de abril, Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, ladeado por alguns dos principais patrocinadores do evento, aquando da apresentação do programa.

Com um orçamento que a organização estima entre os duzentos e cinquenta e os trezentos mil euros, Rui Marqueiro confessou que “há tendência a ser um custo criticado”, mas que, na sua visão, “há custos que são investimentos”. “Quem vem cá e sai satisfeito, não esquece!”, continuou o autarca, garantindo que “a FESTAME é importante para a economia da Mealhada”.

Com as oito tasquinhas gastronómicas a deslocarem-se do sítio habitual, o autarca diz ser uma novidade que surge “depois de se ter ouvido as pessoas dos expositores, através de um formulário que entregam no final de cada edição”. “É uma tentativa de melhorar o evento, que esperemos que resulte”, enfatizou o presidente da Câmara da Mealhada, relembrando que cada tasquinha é explorada por uma instituição/entidade de cada freguesia. “Significa que cada vez que lá comemos estamos a contribuir para o esforço de uma IPSS (Institutição Particular de Solidariedade Social) ou para uma corporação de Bombeiros”, apelou ainda.

O palco principal Rei dos Leitões, onde estarão concentrados os bares e o “street food”, será o centro de todas as atenções durante a semana de festa do próximo mês de junho, com os HMB no dia 7, Piruka e Jimmy P. a 8, Miguel Araújo no dia 9 e Toy a 10. No dia 11, o palco recebe as Bandas Filarmónicas Pampilhosense e Lyra Barcoucense 10 de Agosto, onde estarão a tocar ao mesmo tempo cerca de cem músicos.

A noite de 12 de junho será dedicada ao folclore com a actuação do Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira, Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Pampilhosa, Grupo Regional da Pampilhosa do Botão e os Ranchos de Ventosa do Bairro e São João de Casal Comba.

A 13 de junho, a noite é dedicada ao samba com a actuação das quatro escolas que desfilam no Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada: Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira. Na sexta-feira, dia 14, o palco é d’Os Azeitonas, a 15 dos Anjos e a 16 com José Cid acompanhado de Big Band.

Todas as noites têm animação com “disc-jockeys” com Damn Sisters | PSI (dia 7), Lu Iglésias | Nuno Piolho (8), Lady Van | João Maçãs (9), Nuka (10), Flávio Silva (11), Mister Mix (12), Rúben Pereira (13), Olga Ryazanova | Ricardo Heitor (14), Braulio | David Silva | Khaos Crew (15) e António Machado (16).

Em 2019, a FESTAME terá outra novidade, disponibilizando um parque temático infantil no jardim das Piscinas, mantendo o programa desportivo com a realização das 3 Milhas da Mealhada, de um Torneio de Ténis e outro de Natação. A Living Place e a Associação Cervas vão proceder à devolução de uma ave à Natureza em pleno certame, sensibilizando para a questão ambiental.

 

“FESTAME está abaixo da dimensão que merece”

Com duzentos expositores no certame, Rui Marqueiro garante que “a lista de inscritos era muito grande” e que o espaço desportivo, onde se realiza o certame, “é limitado”, não se podendo reinventar muito mais.

“A FESTAME hoje está abaixo da dimensão que merece”, disse o autarca, explicando que a aquisição da Quinta do Murtal pode ajudar “a tornar esta festa maior, se houver ambição deste Município em fazê-lo”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de José Moura