As comemorações do 45.º aniversário do “25 de Abril de 1974”, em Anadia, tiveram o seu início com o debate “O 25 de abril vivido pelos seniores e questionado pelos jovens” que decorreu, no passado dia 23 de abril, no Cineteatro Anadia, tendo juntado alunos das escolas Básica e Secundária de Anadia e de Vilarinho do Bairro e ainda do Colégio Nossa Senhora da Assunção, de Famalicão, bem como seniores de várias Instituições de Solidariedade do concelho de Anadia.

O evento começou com o visionamento de um documentário intitulado “Como era Portugal antes do 25 de abril”. De seguida alguns convidados, da Universidade Sénior da Curia e de algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, apresentaram o seu testemunho sobre o que o que aconteceu naqueles dias da “Revolução” e o que mudou nas suas vidas.

A vereadora da Câmara Municipal de Anadia, Jennifer Pereira, agradeceu a presença dos jovens e dos menos jovens, tendo deixado uma palavra especial para as pessoas que apresentaram o seu testemunho. A iniciativa terminou com um momento musical protagonizado por João Nina.

Ainda neste dia, mas na Biblioteca Municipal de Anadia, aconteceu a abertura da exposição “Uma Revolução em Marcha”, do Centro de Documentação 25 de Abril, a qual poderá ser visitada até ao dia 4 de maio.

As comemorações da “Revolução dos Cravos” têm continuidade amanhã, dia 25 de abril, com a sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Anadia, na Praça do Município, em Anadia. A receção às entidades e convidados ocorrerá pelas 9h 15m, dando lugar aos cumprimentos à Guarda de Honra, dez minutos depois. A cerimónia do hastear das bandeiras, execução do Hino Nacional e uma solta de pombos estão agendadas para as 9h35, seguindo-se, pelas 9h45, a sessão do órgão deliberativo do Município de Anadia.

Paralelamente, terá início, pelas 9h45, também em Anadia, o evento “Na Rota do Poder Local”, um passeio que reunirá veículos de duas rodas (bicicletas, ciclomotores e motociclos), automóveis antigos e “jipes”. A concentração tem lugar, no Vale Santo, seguindo-se depois um pequeno périplo pelas dez freguesias e uniões de freguesia de Anadia, rumo ao Mercado de Vilarinho do Bairro, onde, a partir das 13h 30m, terá lugar um convívio popular.

 

Palestra “O 25 de abril e a democracia em Portugal”

No dia seguinte, 26 de abril, pelas 21h 30m, no Cineteatro Anadia, tem lugar a palestra “O 25 de abril e a democracia em Portugal”, que terá como oradores Jorge Lacão, deputado do PS e vice-presidente da Assembleia da República, Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e presidente da Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM), e José Manuel Pavão, ex-presidente da Assembleia Municipal de Mirandela e presidente fundador da ANAM.

No sábado, 27 de abril, no mesmo local e à mesma hora, tem início o Festival Sentir Anadia, que abre com o espetáculo “JAM – Especial Zeca Afonso”. Neste concerto, organizado pelo Club de Ancas e a Associação Cultural e Recreativa Cerca – S. Pedro, participam o grupo InCantus – Tocares e Cantares da Freguesia de Avelãs de Cima, Rob’s Angels, Four2one, e The Founders, que são convidados a interpretar, para além do seu repertório, temas de Zeca Afonso. O espetáculo contará ainda com a participação especial da Viti Students Band.

Vitorino e o duo Cordis encerram o programa de eventos previstos para o Cineteatro Anadia, com um concerto no dia 30 de abril, terça-feira, também pelas 21h 30m. Os ingressos já se encontram à venda e podem ser adquiridos no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, das 20h às 23 horas, estando igualmente disponíveis na bilheteira online – BOL (www.bol.pt), nos CTT, Fnac, Worten e noutros postos BOL. O bilhete tem o custo de oito euros, estando reservado um desconto de cinquenta por cento aos portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior.

 

Fonte: Município de Anadia