Os Moinhos do Lograssol, de Santa Cristina e da Lameira de São Geraldo serão palco de diversas actividades de 5 a 7 de abril. Quem ali se deslocar voltará “a ver a mó a trabalhar e o forno a cozer o pão, mas também poderá fazer parte de diversas atividades, jogos tradicionais, oficinas e caminhadas”. As ofertas são todas gratuitas.

Na sexta-feira, dia 5, o programa está vocacionado para o público escolar, com diversas oficinas, jogos, histórias e encenações a serem dinamizadas no Parque do Lograssol e em Santa Cristina. Pelas 10 horas, no Moinho de Santa Cristina haverá moagem de cereais com o  antigo moleiro Armindo Vieira Lopes e cozedura de pão pela Escola Profissional da Mealhada. Já no Lograssol, entre outras iniciativas, estará estacionada a Unidade Móvel do Hospital Misericórdia da Mealhada com “dicas para uma alimentação saudável”.

No mesmo dia, pelas 18h 30m, Armando Carvalho Ferreira apresenta, na Biblioteca Municipal da Mealhada, “O último moleiro do rio”. Nesta obra, o autor procura “humanizar” um pouco mais todo o património molinológico, sendo que este foi construído e mantido ativo por pessoas, sem as quais nada existiria ou faria sentido. “Este é um livro essencialmente sobre pessoas. Podia ser um livro sobre a vida de muitos de nós, se porventura tivéssemos vivido naquela época e confrontados com aquelas circunstâncias”, explica o autor, que fará também uma apresentação do património molinológico do concelho da Mealhada.

No sábado e domingo, as atividades ganham em diversidade e abrem-se aos adultos. Assim, a 6 de abril, no Parque dos Moinhos do Lograssol haverá cozedura de pão, “workshop”, jogos tradicionais com reutilização de materiais e uma exposição de actividades do Jardim de Infância da Quinta do Valongo. No Moinho de Santa Cristina, pelas 15 horas, haverá também uma caminhada em família – “Percorrendo o rio que alimenta o moinho” – até à represa, num percurso de cerca de dois quilómetros; pelas 22 horas, na sede do Grupo Cénico de Santa Cristina, realiza-se o Baile de Primavera com o grupo CEE.

No domingo, o ponto alto é a Caminhada (de cerca de duas horas) dos Trilhos dos Moinhos da Freguesia da Vacariça, cuja concentração é nos Moinhos de Santa Cristina, pelas 9h 30m. Descobrir, por entre carreiros e matos, os caminhos do antigamente que ligavam o Moinho do Lograssol ao Moinho de Santa Cristina é o desafio proposto pela Câmara da Mealhada e Junta da Vacariça. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas através do correio electrónico desporto@cm-mealhada.pt e/ou nas Piscinas da Mealhada.

A 7 de abril, durante todo o dia, haverá visita ao Moinho do Rabino, na Lameira de S. Geraldo.

O Dia Nacional dos Moinhos é assinalado, anualmente, pela Autarquia que se associa, desta forma, à  Rede Portuguesa de Moinhos no propósito de “chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral”.

 

Texto adaptado, por Mónica Sofia Lopes, a partir de comunicados de imprensa do Município da Mealhada