A Campanha Nacional para Sensibilização e Valorização da Floresta ECONTIGO | ECOMTODOS foi apresentada no passado dia 21 de março, na Mata Nacional do Bussaco, para uma plateia de alunos da Escola Profissional Beira Aguieira, de Penacova.

A campanha, visualizada na sessão através de um video, segundo Rui Pombo, do conselho diretivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pretende “despertar-nos a todos para a floresta”.

“A floresta tem quatro grandes funções: Produção de bens e serviços; serviços de ecossistema; conservação da Natureza; e Turismo pois proporciona recreio, lazer e paisagem”, acrescentou sobre as temáticas representadas na campanha audiovisual.

Presente na cerimónia esteve também o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que, depois da visualização do video, referiu que “a mensagem agora é de todos”. “A floresta é um bem comum e todos temos de ter consciência para a preservar”, disse, potenciando os jovens a pesquisarem mais em http://www.florestacomfuturo.pt/.

As cerimónias, que visaram assinalar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore, tiveram ainda uma visita ao “Memorial Leslie” na Unidade de Paisagem Arboreto, na Fonte Fria do Bussaco. Aqui, crianças de escolas da Mealhada, Penacova e Mortágua procederam à plantação de cerca de duas mil árvores (ver fotografias em https://www.facebook.com/bairradainformacao/).

 

Texto de MSL

Fotografias de José Moura