Dimas Pinto, Guilherme Duarte e Pedro Soares

Representantes de Autarquias, de vários pontos do país, estiveram no concelho da Mealhada, durante todo o dia de ontem, 25 de março, para o “IX Seminário dos Municípios Amigos do Desporto”. Na iniciativa, que se realizou no Grande Hotel de Luso, foram entregues galardões de boas práticas de gestão de piscinas municipais e de implementação de programas de atividade física, tendo a Mealhada arrecadado o galardão de “Instalação Desportiva do Ano 2019”, a par com Matosinhos, Silves e Torres Novas.

 

Paulo Gomes, diretor da Piscina Municipal da Mealhada, manifestou-se satisfeito pelo galardão, garantindo “ter ainda mais significado pela excelência dos outros espaços que também ganharam”. Para o gestor da Piscina da Mealhada a escolha de mil e duzentos utentes pela referida infraestrutura, muitos deles provenientes de concelhos vizinhos, comprovam “a qualidade da oferta e a competência e dedicação dos funcionários”.

“Todos os anos, em termos de utentes, temos vindo a crescer”, referiu, acrescentando que o facto de atenderem às necessidades dos munícipes, nomeadamente, com o ajuste do horário das aulas, como o caso de uma aula de hidroginástica que passou das 17h para as 17h 15m e “fez quadruplicar o número de participantes”.

Para além disso, a Piscina está aberta de segunda a sábado, das 8h ou 9h até às 21 horas, “havendo dias em que não encerra à hora do almoço”, enalteceu ainda Paulo Gomes, afirmando que a formação específica é também uma aposta. “A nossa Piscina é palco de grandes eventos, onde temos a capacidade de adaptação e improvisação às necessidades, como aconteceu no Campeonato Nacional Open de Inverno Master, onde tivemos um recorde de setecentos e noventa e três nadadores”, explicou o responsável pela Piscina da Mealhada, que ainda destacou eventos anuais, como a transformação da Piscina “em praia” ou uma aula de hidroginástica ao som da bateria de uma escola de samba.

O galardão foi também “aplaudido” por Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara da Mealhada e responsável pelo pelouro do Desporto, que enalteceu os espaços e programas desportivos existentes no concelho mealhadense, também muito utilizados por entidades escolares e Instituições Particulares de Solidariedade Social. “Temos uma população cada vez mais ativa e parceiros locais sensibilizados com a causa, como acontece com as Juntas de Freguesia”, referiu o autarca, concluindo que o Município estabeleceu “uma ligação fortíssima entre o desporto e o turismo” e que é objetivo da autarquia “atrair pessoas para o concelho através do desporto”.

Pedro Mortágua Soares, mentor do programa “Municípios Amigos do Desporto”, garantiu, na sessão de abertura do seminário, existirem “boas práticas pelo país fora”. “Este programa só é possível e existe porque existem boas práticas, formação e melhoria contínua na área do desporto”, elogiou.

Declaração corroborada por Dimas Pinto, da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD), que afirmou que a qualidade existente no desporto promovido pelas autarquias têm como fatores importantes “as instalações, os programas e medidas de qualidade”.

Na Medida do Ano 2019, Águeda arrecadou o galardão com o “Bike Park”.

Na Medida do Ano 2019, Águeda arrecadou o galardão com o “Bike Park”; São João da Madeira com o programa “Respeite o seu filho”; e Silves com os “Jogos Desportivos Escolares”. No Programa Desportivo do Ano 2019, Lousã arrecadou dois galardões com “LouzanPark” e um programa de exercício e saúde; e Lousada com “Linha da Frente”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias de José Moura