O ator Fernando Mendes festejou o seu 56.º aniversário com a plantação de uma árvore, na tarde de 9 de março, na Mata Nacional do Bussaco (MNB), uma floresta pública do concelho da Mealhada que é Monumento Nacional candidato a Património Mundial da UNESCO.

O artista, conhecido do grande público por ser também o apresentador do programa televisivo “O preço certo” (RTP1), plantou um azereiro (Prunus lusitanica), na Avenida dos Cedros, numa área que tem vindo a ser reflorestada com o contributo de uma série de figuras públicas, nomeadamente atrizes, atores, cantores, desportistas, apresentadores de televisão, escritores e autarcas.

Mesmo ao lado da árvore plantada por Fernando Mendes encontram-se outras recentemente plantadas por Pedro Abrunhosa, Aurea, Fafá de Belém, Rui Reininho, José Cid e Marco Paulo.

Manifestamente satisfeito com a concretização de um sonho ainda por realizar – plantar uma árvore -, o ator disse aos jornalistas e aos seus fãs que não cabia em si de contente com o facto e saber que deixa um legado, a favor da Natureza, “numa floresta pública que é lindíssima e majestosa”.

“Não conhecia a Mata Nacional o Bussaco (FMB), mas do que já tive a oportunidade de ver é simplesmente divinal. Recomendo que visitem. E quero aqui manifestar o meu total apoio à candidatura que a Fundação Mata do Bussaco está a preparar à classificação deste magnífico espaço como Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultur). É de toda a justiça que isso aconteça!”, afirmou Fernando Mendes.

Recorde-se que, segundo a FMB, a iniciativa das plantações de árvores por figuras públicas nacionais e estrangeiras, por autarcas e por empresários de vários setores de atividade visa, por um lado, “contribuir para a reflorestação do Bussaco” e, por outro lado, “dar um sinal aos portugueses da necessidade de todos contribuirmos para a preservação do meio ambiente”.

A plantação de Fernando Mendes enquadra-se, por isso, no projeto de reflorestação “Criar Raízes” que a FMB tem vindo a desenvolver na MNB, a única floresta pública portuguesa a receber a certificação FSC (gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável).

Marisa Liz (Amor Electro), Assunção Cristas, Maria de Belém, Sofia Aparício, Rui Veloso, Luís de Matos, Luís Represas, Maya, José Luís Peixoto, Eládio Clímaco, Dina Aguiar, Isabel Medina, Fernando Tordo, Eduardo Beauté, Paula Magalhães, Santana Lopes, Carla Andrino e Tony Carreira foram apenas algumas das figuras públicas nacionais que plantaram recentemente árvores no Bussaco. Também uma equipa de futebol dos Emirados Árabes Unidos e um grupo de investigadores chineses plantaram uma árvore, recentemente, no Bussaco.

 

Fonte: Fundação Bussaco

Imagem de capa: João Silva

 

Galeria de fotografias, de JOSÉ MOURA, no espetáculo de Fernando Mendes no Cineteatro Messias, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/