Tal como na edição transata, o Carnaval da Mealhada está representado, em praticamente todas as categorias dos Globos do Samba, uma iniciativa do “Samba com Vida”, organizado pelo G.R.E.S. Trepa Coqueiro, de Estarreja, que pretende “premiar o trabalho das escolas de samba e dos sambistas de Portugal que mais se destacaram ao longo de cada ano”. Sendo um dos maiores eventos relacionado com o samba realizados em Portugal e na Europa, em 2019, os Sócios da Mangueira estão nomeados em nove categorias, o Batuque em duas e os Amigos da Tijuca em uma. Os resultados serão divulgados na noite do dia 29 de março.

“A nomeação, ano após ano, das nossas escolas para os mais variados tipos de prémios, demonstra que todas estão a seguir o caminho certo e a fazer as coisas da forma correta. É para nós, ACB, Carnaval da Mealhada e população em geral, um imenso orgulho e motivo de alegria”, elogia Alexandre Oliveira, presidente da direção da Associação de Carnaval, garantindo que o feito tem ainda mais valor, uma vez que “todas as escolas são incansáveis na forma como gerem e preparam um Carnaval, com orçamentos mais reduzidos se compararmos com escolas de outros carnavais”.

Mas vamos aos prémios. Assim, a escola de samba Sócios da Mangueira está nomeada para as categorias de melhor Escola em Palco, Porta-Bandeira (Adriana Carvalho), Bateria, Samba-Enredo (da autoria de Xandinho), Madrinha de Bateria (Raquel Pombo), Harmonia em Desfile, Mestre-Sala (Renato Sabão), Ala de Passistas e Carnavalesca (Inês Machado). “As nomeações são feitas por todas as escolas do país, ou seja, cada escola atribui quatro nomes. E esse sim é o verdadeiro sentimento de dever cumprido”, explica Inês Machado, nomeada para o Globo de Melhor Carnavalesca, no ano em que a categoria foi introduzida pela primeira vez. “É extremamente gratificante”, confessa.

O Batuque tem duas nomeações, pelo segundo ano consecutivo, no casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira, Alcides Ferreira e Rita Fernandes. “É uma honra enorme vermos o nosso trabalho reconhecido”, afirma a nomeada, também presidente da direção do Batuque, que garante que as duas nomeações ainda têm mais significado por se referirem ao casal que “transporta e defende o pavilhão (bandeira) do Batuque”.

A estrear-se nos Globos do Samba está a escola Amigos da Tijuca, nomeada para a melhor Comissão de Frente que, em 2018, apresentou o enredo “Hasta la victoria siempre”. Para Rita Ramos, presidente da direção da escola, a realização do desfile noturno no ano transato fez “toda a diferença” nesta nomeação. “Como na segunda-feira à noite não há nada na região em outras cidades com Carnaval, os seus elementos puderam vir assistir ao desfile da Mealhada e isso significou verem-nos!”, explica a dirigente. E Lúcia Covas, uma das carnavalescas da escola em 2019, acrescenta também que não se tratou de um “problema de reconhecimento, mas sim de conhecimento”. “Trabalhamos e apresentamo-nos da mesma forma, com a mesma garra e brio, mas efetivamente, desta vez, viram-nos!”, concluiu.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias de JOSÉ MOURA do Carnaval da Mealhada em 2018