A altura de Carnaval, onde este é celebrado, é tempo de alguns excessos… as noites são longas e “bem bebidas”. O pior mesmo são os dias seguintes… em que o corpo parece ter feito maratonas e a cabeça pesa mais! A melhor forma de evitar uma ressaca é, sem dúvida, moderar o consumo de álcool ou evitá-lo, de todo! No entanto, sabendo que isso nem sempre acontece, há formas de diminuir o sofrimento.

O consumo de álcool afecta o fígado, pois é este que tem que produzir enzimas para processar o etanol. Posto isto, aos olhos da Medicina Chinesa, o fígado é fornecido energeticamente pelo rim, pelo que, a melhor forma de dar suporte ao fígado para que este seja capaz de exercer a sua função devidamente é “alimentar” correctamente o rim. O rim está associado à água e necessita imprescindivelmente dela para funcionar, pelo que, o primeiro cuidado a ter é beber bastante água, de preferência durante a ingestão de bebidas alcoólicas, e deve ser a última bebida a ingerir (um bom copo de água antes de ir dormir vai ajudar!).

No dia seguinte a água é fundamental, mas além disso há outras plantas, utilizadas na Fitoterapia,  que actuam directamente no fígado acalmando-o, pois este estará em sobrecarga (o que provoca muitas vezes náuseas e vómitos) são elas: alfazema, alcachofra, cardo-mariano e hortelã. O chá destas plantas ou a suplementação à base delas pode ser uma ajuda preciosa!

O chá de gengibre é também excelente para o dia difícil, porque as suas propriedades incluem o efeito anti-inflamatório e potenciam a digestão actuando no estômago, ajudando a aliviar dor, azia e náuseas.

As frutas são sempre o alimento mais indicado a ingerir porque hidratam, ajudam a restabelecer os níveis de açúcar no sangue e são ricas em vitaminas que vão apoiar a recuperação do corpo.

Acima de tudo, há que moderar o consumo de álcool e aproveitar para desfrutar da melhor maneira os dias de folia!!

E lembre-se: SE CONDUZIR, NÃO BEBA!

Feliz Carnaval!!

 

Paula Gradim

Especialista de Medicina Chinesa