Depois do Luso, Vacariça, Pampilhosa e Barcouço, as sessões de esclarecimento das novas regras sobre a limpeza das florestas, promovidas pelo Gabinete Florestal do Município da Mealhada, prosseguem esta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14 de fevereiro, na Escola Primária de Ventosa do Bairro e na Junta de Freguesia de Casal Comba, respectivamente. Ambas têm início às 20h 30m.

 

Segundo uma infografia publicada pelo Jornal de Notícias, em janeiro passado (https://www.jn.pt/nacional/infografias/interior/as-freguesias-prioritarias-para-limpeza-de-terrenos-10477420.html?utm_source=Push&utm_medium=Web), e de acordo com o despacho conjunto dos ministérios da Administração Interna e da Agricultura, o concelho da Mealhada tem como freguesia prioritária, para limpeza, o Luso e em segunda a Vacariça.

Se olharmos para os concelhos vizinhos, em Anadia, a freguesia considerada prioritária é a de Avelãs de Cima e em segunda Moita e Vila Nova de Monsarros. Cantanhede, e possivelmente, por força dos incêndios que assolaram o concelho em 2017, os Ministérios não assinalaram qualquer freguesia como sendo prioritária.

A lista prioritária, em 2019, para limpeza de terrenos assinala 1.142 freguesias, um número superior ao de 2018 que era de 1.049 freguesias.

 

MSL