Os bilhetes para a sessão de teatro “Insónia”, programada para a noite de 9 de março (sábado), no Cineteatro Messias, na Mealhada, esgotaram, pelo que o ator Fernando Mendes vai fazer uma segunda sessão do espetáculo humorístico, na mesma sala, no dia seguinte, domingo (10 de março), às 16 horas.

Recorde-se que o espetáculo de Fernando Mendes, também conhecido dos portugueses por apresentar o programa de televisão “O Preço Certo” (RTP1), já esgotou as principais salas de teatro do nosso país e mereceu da crítica e do público os mais rasgados elogios.

Em Insónia, Fernando Mendes estará a solo em palco e encarnará na pessoa de Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos, que vive com a corda no pescoço. Tanto financeiramente, como familiarmente. É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos.

Custódio encontra-se à beira do divórcio. A mulher, Sónia, esgotou de vez a sua paciência para com um marido que é cada vez mais um falhado e um tipo sem rumo ou grandes objetivos de vida para além de comer, beber e dormir.

É um marido ausente e um pai ainda mais. Não tanto por falta de amor, mas mais de energia, Custódio sente-se cansado, pesado e sem paciência. A única ginástica que faz é financeira e a pouca pachorra que ainda vai tendo é para o trabalho. Aos 17 anos começou a trabalhar como padeiro. Hoje em dia, vende vinho, mas, na verdade, é quase tanto aquele que bebe como aquele que vende. Até gosta do que faz e acha-se entendido em vinhos, não o sendo verdadeiramente.

É, em boa verdade, um tipo sem grande profundidade intelectual e sem grandes teses filosóficas. Por sua vez, é desenrascado e tem lábia de vendedor. O típico português de café que fala de tudo sem dizer quase nada.

Certa noite, Custódio, que sempre teve preguiça de pensar muito na sua vida, pára para pensar e ao contrário de passar a noite a ressonar, como é seu hábito, não consegue dormir. Tem uma terrível insónia. Uma insónia onde vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções. Só que, por mais que grande parte dos seus problemas tenham soluções óbvias, para um homem que foi toda a vida assim, a mudança não parece fácil.

Assistimos, então, a uma hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir.

Pelo meio desta Insónia vamos assistindo a alguns programas de televisão que Custódio vai vendo para ver se chama o sono, onde Fernando Mendes protagoniza momentos muito improváveis com alguns dos seus amigos e colegas de toda a vida.

Insónia, um espetáculo para brincar com coisas sérias.

 

Informações e Bilheteira:

Dia: 10 de março de 2019, domingo

Hora: 16 horas

Duração: 90 minutos (sem intervalo)

Preço: 15 euros

Para maiores de 12 anos

Bilhetes: teatromessias@cm-mealhada.pt

Mais informações: http://cineteatromessias.cm-mealhada.pt

 

Fonte: Município da Mealhada

Imagem com Direitos Reservados