A 13.ª Gala Desportiva do Município da Mealhada consagrou, ontem à noite, desportistas dirigentes e diversas personalidades do Desporto concelhio. Fernando Santos, selecionador nacional, foi homenageado com o prémio “Prestígio e Excelência”.

Cláudio Da Paula, Michel Osório Filipe e Fábio Rocha com elementos da secção de Ballet do HCM

Dezenas de personalidades do desporto, concelhio e nacional, passaram pelo palco do Cineteatro Messias para receberem ou entregarem prémios e ouvirem palavras de reconhecimento e de incentivo. Além dos que estão ativamente no desporto – e que foram distinguidos nas categorias de Equipa do ano, Revelação do Ano, Atleta do Ano, Dirigente do Ano, Treinador e Associação Desportiva do Ano – foi prestada homenagem a destacadas figuras da terra:  Álvaro Castela, conhecido por “Varito”, uma referência no Grupo Desportivo da Mealhada pelos 20 anos de empenho,  Mário Saraiva, também pelos serviço prestado ao Grupo Desportivo da Mealhada e José Octávio Domingos Malta, pela dedicação ao Futebol Clube da Pampilhosa. Foram ainda distinguidos a equipa de Basquetebol Feminina do Centro Recreativo de Antes, com o prémio “Incentivo”, e Fernando Santos, selecionador nacional que levou a Seleção Portuguesa de Futebol à vitória no Euro 2016. Fernando Santos recebeu, o galardão “Prestígio e Excelência” das mãos de Rui Marqueiro, o presidente da Câmara da Mealhada, que se confessou emocionado “pela honra de receber e premiar o selecionador nacional”.

Dance with heart do Atlético Clube de Luso

Fernando Santos sublinhou que a vitória só foi conseguida com determinação, empenho e entrega de toda a equipa e com o apoio, sentido, de todos os portugueses. “Em alguns momentos, foram os portugueses que nos empurraram, quando víamos o apoio e a confiança”, afirmou, após visionar o vídeo que recordou o trajeto da Seleção Portuguesa no Euro 2016.

Júri: João Seabra Pereira, Luís Oliveira, António Carlos e Janine de Oliveira

Esta homenagem a todos os que se dedicam ao desporto concelhio realiza-se anualmente com o objetivo de distinguir o universo do desporto concelhio.

 

 

 

 

 

VENCEDORES:

Equipa do ano

Henrique Farelo, diretor desportivo do FCP, com Dulce Félix

Equipa Sénior, Futebol Clube da Pampilhosa | Futebol

A equipa de futebol sénior do FC Pampilhosa conseguiu chegar à final da taça da Associação de Futebol de Aveiro, que disputou com o Beira-Mar. Um percurso só possível pela qualidade de trabalho e entrega de jogadores e dirigentes.

 

 

Revelação do ano

Árbitro Luís Godinho com Luís Rosa

Luís Rosas, Academia Cantanhede Gym | Ginástica

Luís Rosas começou a dedicar-se à ginástica aeróbica há cerca de três anos e começou a ser chamado à seleção nacional de juvenis há cerca de dois anos. Representa a seleção em diversos campeonatos no mundo e na europa, no escalão juvenis, seja em individuais, pares mistos e grupo.

 

Dirigente ano

Pedro Soares, criador do programa “Municípios Amigos do Desporto”, com Patrícia Peralta

Patrícia Peralta, Casa do Povo da Vacariça

Patrícia Peralta é amplamente reconhecida como um importante motor na engrenagem do Andebol da Casa do Povo da Vacariça. O clube conseguiu, nesta época, ter duas equipas a competir no campeonato nacional, algo que a dirigente atribuiu a um esforço coletivo de atletas, dirigentes e pais.

 

 

Treinador do ano

Luís Ferreira, Hóquei Clube da Mealhada | Hóquei em Patins

Luís Ferreira conseguiu levar a equipa de sub13 ao apuramento nacional, após a disputa do campeonato regional da Associação de Patinagem de Aveiro. A equipa foi ainda à fase final Norte, conquistando o segundo lugar e garantiu o acesso às oito melhores equipas nacionais.

 

 

Atleta ano

Cândido Costa, ex-jogador do Futebol Clube do Porto, com o irmão de Adriano Almeida

Adriano Almeida, Sporting Clube de Portugal | Futebol

Adriano Almeida foi campeão nacional com a equipa de juvenis do Sporting Clube de Portugal. Refere que este foi um ano de superação e de evolução como atleta, cujo trabalho é reconhecido com esta nomeação.

 

 

 

Associação Desportiva do Ano

Deo, jogador de futsal do Sporting, com o vice-presidente do Centro Recreativo de Antes

Centro Recreativo de Antes

O Centro Recreativo de Antes fez uma das melhores épocas de sempre, com a equipa sénior de futebol a sagrar-se campeã da segunda divisão distrital de Aveiro e subir à primeira divisão. Apostou na formação, com equipas de traquinas e benjamins. Avançou com o basquetebol feminino e tem em preparação a primeira equipa de hóquei em patins.

 

 

 

Mérito Desportivo

Prémio atribuído a Dirigentes, Treinadores, Atletas ou Equipas do Concelho de Mealhada que em 2018 tiveram resultados relevantes em Provas de âmbito Nacional ou Internacional, ou que participaram em Seleções Nacionais.

Ricardo Silva Pires, da selecção portuguesa de síndrome de Down de futsal, entrega primeiros certificados de Mérito Desportivo

Sandro Santos Machado – Treinador Benjamins Escola de Futsal da Mealhada/ Atlético Clube do Luso

Beatriz Valezim – Hóquei Clube da Mealhada – karaté

Roberto Branco – Centro Recreativo da Antes – Futebol

Equipa Sénior Futebol Clube Barcouço – Futsal

Equipa de Juvenis Grupo Desportivo da Mealhada – Futebol

Vasco Almeida – Treinador Seniores Futebol Clube Barcouço

Miguel Aguiar – Clube Desportivo do Luso – Futebol

Marco Breda – Treinador da Equipa de Juvenis Grupo Desportivo da Mealhada

Olivier Bonamici, comentador de ciclismo, entrega segundos certificados de Mérito Desportivo

Rita Mota – Alavarium Andebol Clube de Aveiro – Andebol

Rute Mota – Alavarium Andebol Clube de Aveiro – Andebol

Manuel Lino – Associação Trilhos Luso Bussaco – Atletismo

Messias Dias – Associação Trilhos Luso Bussaco – Atletismo

Hélder Lopes – Associação Trilhos Luso Bussaco – Atletismo

Maria Inês Ramos – Associação Trilhos Luso Bussaco – Atletismo

Paulo Freitas, do hóquei do Sporting, entrega terceiros diplomas de Mérito Desportivo

Equipa de Andebol de Juvenis Masculinos Casa do Povo da Vacariça

Gonçalo Coelho – Luso Ténis Clube – Ténis

João Duarte – Clube Canoagem de Amora – Canoagem

Maria Filipa Fernandes – Hóquei Clube da Mealhada – Patinagem Artística

Nuno Gabriel Ferreira – Hóquei Clube da Mealhada / Bombeiros Voluntários da Mealhada – Natação

Eduardo Gabriel Vieira – Hóquei Clube da Mealhada / Bombeiros Voluntários da Mealhada – Natação

 

Prémio Carreira

José Mota, ex-futebolista e treinador interino do Clube Desportivo das Aves, com esposa de Álvaro Castela

Álvaro Castela – “Varito”

Iniciou a sua carreira, aos 14 anos, na 2ª divisão distrital de juniores. Enquanto sénior, iniciou também nas distritais, subindo até à 2.ª divisão nacional. Teve várias propostas de outros clubes, mas nunca quis sair. Fez toda a sua carreira desportiva serviço do Grupo Desportivo da Mealhada. Mais de 20 anos de dedicação e comprometimento. Uma referência no clube.

 

 

 

Alto Prestígio

Apresentador da Gala, Francisco Aleixo, com Mário Saraiva

Mário Saraiva

Praticante de futebol no Grupo Desportivo da Mealhada, no qual foi também dirigente. Presidente e grande Impulsionador dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, durante duas décadas, tendo sido atribuído o seu nome ao Pavilhão Polidesportivo dos Bombeiros. É um homem de valores desportivos, sociais e morais, que transportou para o desporto e associativismo.

 

Prémio Incentivo

Vice-presidente do Centro Recreativo de Antes com Norberto Alves, treinador de basquetebol da Oliveirense

Equipa de Basquetebol Feminina do Centro Recreativo de Antes

Pela primeira vez na história do clube foi criada uma equipa de basquetebol. A época 2017/2018 ficará para sempre na história do Centro Recreativo de Antes. Atualmente participam no campeonato distrital de Sub 14 e têm também mini-basquetebol.

 

 

 

 

Prémio Dedicação

José Malta com Vítor Oliveira, treinador do Paços de Ferreira

José Octávio Domingos Malta

Há 18 anos consecutivos que ocupa o cargo de tesoureiro do Futebol Clube da Pampilhosa. Apesar dos seus problemas de saúde, o seu empenho e esforço fazem-no ser presença assídua em todas as reuniões, jogos e restantes atividades do Clube. Um exemplo de dedicação ao seu Futebol Clube da Pampilhosa.

 

Prémio Prestígio e Excelência

Fernando Santos, Francisco Aleixo e Rita Fernandes (apresentadores da Gala) e Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada

Fernando Santos, Selecionador Nacional

Há quase cinco anos na Seleção Nacional Portuguesa de Futebol, Fernando Santos conseguiu que Portugal fosse campeão Europeu de Futebol, em 2016. Uma conquista que lhe valeu a distinção de Melhor Selecionador do Mundo, bem como o prémio de “Treinador do Ano” e, a 10 de julho de 2016, a atribuição, das mãos do Presidente da República, da Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

 

Fonte: Município da Mealhada

Diretos de toda a Gala e galeria de fotografias, de JOSÉ MOURA, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/