A cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Fotografia Lendas Adoçadas, promovido pelos alunos finalistas do curso de Turismo Cultural e do Património, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, realiza-se, na próxima terça-feira, dia 29 de janeiro, pelas 19 horas, no restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada.

Inspirados pela recente distinção da Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021, e partindo da riqueza do património da doçaria conventual da região, da qual não se pode dissociar o património e as narrativas que a envolvem, alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra meteram mãos à obra e organizaram um concurso, aberto a toda a comunidade, que obteve sete participantes. As apresentações dos doces, e respectivas lendas, foram, nos dois últimos meses de 2018, sendo publicadas no Facebook na página “Lendas Adoçadas”.

No final, registaram-se três vencedores e três segundos lugares divididos pelas seguintes categorias: votação do Júri, votação na exposição ocorrida no Café de Santa Cruz, em Coimbra, e votação online.

Na votação do júri, Carlos Soares arrecadou o primeiro prémio – um jantar para duas pessoas no Rei dos Leitões no valor de oitenta euros – com uma fotografia de um Crúzio, no Café de Santa Cruz, em Coimbra; e José Pinto fotografou a Nevada de Penacova, na pastelaria O Mosteiro, arrecadando o segundo lugar e dois bilhetes gerais para visitar a Universidade de Coimbra.

Pastel de Tentúgal

Na votação no decorrer da exposição, o Crúzio voltou a ficar em primeiro lugar pela lente de Alfredo Manuel Mateus, que também fotografou o doce no Café de Santa Cruz, ganhando assim um voucher para um “workshop” na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Já o segundo lugar foi entregue a Helena Ladeiro Freitas, pelo Pastel de Tentúgal capturado no “Afonso”, que levou para casa um voucher de vinte euros para usufruir em actividades da Living Place – Animação Turística.

Nas votações online, com duzentos e dez votos, em primeiro lugar ficou Carlos Soares com uma Queijada de Pereira fotografada na Queijadinha de Pereira; e, em segundo lugar, com cento e cinquenta e dois votos, ficou também Carlos Soares que no “Afonso” fotografou um Pastel de Tentúgal. No primeiro prémio, o autor das fotos ganhou um jantar para duas pessoas no restaurante Janelas do Mondego, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e no segundo uma garrafa de vinho Rama & Selas.

Ao que tudo indica, na cerimónia de entrega dos prémios, que acontece na próxima terça-feira, na Mealhada, estão previstas as presenças de representantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e do Turismo Centro de Portugal.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias com Direitos Reservados