O mais sensato para ele é ir ao encontro do destino. Acreditando afincadamente nos passos que manda. A vida às vezes tem dessas coisas, planeamos tudo e por fim não acontece da forma como queremos que aconteça, outras vezes não planeamos, agimos no momento e as coisas acontecem. De tal forma como queremos.

Mandó viveu uma situação complicada, na altura em que não sabia o que devia fazer, ainda assim, procurou várias formas de prevenir as situações futuras (como se é possível conseguir isso, na situação dele). Mas não conseguiu prevenir nada. Contudo, continuou a deambular por diferentes cantos da cidade.

Um certo dia começou a entregar o seu currículo em todas as lojas e restaurantes do Fórum de Faro. Mas sem resultados durante duas semanas. Ficou triste, mas focado, principalmente nos passos que dava. Todas as pessoas com quem falava, procurava transmitir a sua angústia mas sem mostrar fraqueza. Naquele período, quase tudo lhe faltava, mas a sua boa energia e o sorriso com que encarava as diversas situações, nunca lhe faltou.

De repente mudou de rumo e decidiu procurar outras coisas, que não seja por exemplo um trabalho remunerado, já que nada acontecia da forma como queria. Procurou conhecer pessoas novas. Desta vez sem pensar muito, mas confiando sempre nos seus passos. Mandó foi a Rádio da Universidade do Algarve. Sítio que não conhecia e a tecnologia não lhe traiu naquele momento, e conseguiu chegar ao destino.

Quando chegou parecia que estava perdido e nem queria acreditar, perguntou se aquilo era mesmo a Rádio da Universidade, e a resposta foi: – Sim. Começou a olhar discretamente para todos os cantos e a sorrir. Doutro lado, através dos raios do sol que batia na cara dela, via-se um sorriso radiante e perguntou: – precisa de ajuda para alguma coisa? Mandó por sua vez, de tão fascinado que estava, notava-se pausas longas na resposta que deu, e disse:- sim; acrescentando com uma pergunta: Será que é possível ser um dos colaboradores da Rádio? Posso fazer qualquer coisa. Ao que esperava, a resposta não foi logo direta, a conversa fluiu.

No meio da conversa, ele teve a perceção que a resposta final seria Sim, e quando ouviu mesmo por parte da Diretora da Antena a dizer: – Sim, pode ser. E sabes que este trabalho não é remunerado, por isso cria o teu tempo e aparece nos teus dias livres, para te mostrar e ensinar como tudo funciona. Pode ser? Sem pensar muito, Mandó respondeu: – Sim, pode ser; com uma alegria que há muito não manifestava e reforçou a sua resposta, dizendo:- e sei que não é remunerado e não faz mal, o importante é aprender. Mandó só queria ouvir a confirmação direta por parte da Diretora e depois criar laços harmoniosos dentro da Rádio.

Passados três dias da integração na Rádio, Mandó mudou-se de residência e passou a residir no centro de Faro. Ainda assim, faltava-lhe uma coisa que era fundamental para a sua subsistência. Um trabalho remunerado.

Pensava dentro dele como devia fazer, com tantas vezes que entregou o seu currículo e falou com pessoas para lhe ajudarem, mas nada aconteceu. Continuou a acreditar nos seus passos, embora aflito mas nunca perder as forças. A Sónia e a Fúlvia, e alguns colegas da Rádio quase a elencar os caminhos que Mandó devia seguir. E ele não hesitou. Seguiu as sugestões.

É verdade que a luz existe, mas é preciso estares atento e focado nos passos que dás e ainda caminhar sem duvidar das sugestões que as pessoas te dão de coração limpo. Com isso, encontraras luz. Portanto, Mandó seguiu sem hesitar, e começou novamente a procurar trabalho. No segundo sítio onde foi pedir trabalho, pediram-lhe logo o currículo e ele voltou atrás rapidamente para imprimir e entregar.

Passado duas horas depois de entregar o currículo num dos melhores restaurantes da baixa de Faro, ligaram-lhe a anunciar que podia começar dentro de dois dias. A alegria encheu-lhe a alma enquanto a ansiedade andava inquieto.

Agora, já pertence a família Steak House Faaron, onde a palavra Partilha não foge da lista das palavras de ordem. Afinal o que é realmente nosso é o que partilhamos com outras pessoas e quanto mais partilhamos mais ricos ficamos.

Partilha o que tens e fá-lo todos os dias. Apesar de Natal simbolizar Nascimento, também a palavra Partilhar não escapa do simbolismo desta época festiva. E assim diz o ditado: “Natal é quando o homem quer e a mulher desejar” por isso, estende a tua mão e dá o que tens, todos dias.

 

Artigo de Mamadu Alimo Djaló

Estudante de sociologia na universidade do Algarve

Antigo aluno de Técnico de Restauração, Cozinha e Pastelaria na EPVL