O Centro Escolar da Mealhada participou, nos dias 29 de outubro e 3 de dezembro, na atividade “Programar com Scratch”, destinada aos alunos do 4.º e 3.º B. A atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos do ensino primário um contacto com ferramentas de iniciação à programação, assim como, através da programação em blocos, facilitar de forma natural o desenvolvimento da lógica de raciocínio e do pensamento, para a realização de tarefas em etapas.

A atividade foi dinamizada pelos alunos dos cursos Técnicos de Informática de Gestão (IG), na elaboração do guião com os exercícios de Scratch a aplicar, Informática Sistemas (IS) e Gestão de Equipamentos Informáticos (GEI), na aplicação dos exercícios junto dos alunos do Centro Escolar durante a realização da atividade e Design Gráfico (DG), terceiro ano, ao dinamizar tarefas relacionadas com o desenho e a criatividade, uma vez que as turmas do 4.º e 3.º B foram divididas em dois grupos cada para a realização da atividade.

O balanço final foi claramente positivo, tendo permitido por um lado aos alunos do centro escolar, o contacto com ferramentas de programação em blocos, e por outro, a aquisição de competências mínimas para a realização de pequenos exercícios/jogos (ainda que sob acompanhamento dos alunos da EPVL), uma vez que estes estavam muito motivados e interessados na atividade. Para os alunos dos cursos profissionais envolvidos na atividade, também foi muito positivo, tendo-lhes permitido desenvolver competências que resultaram do apoio prestado no desenvolvimento de pequenos jogos em Scratch.

Os professores envolvidos foram Paulo Relvas, Ana Reis, Ana Manarinno e Manuela Fernandes.

 

Fonte: Facebook EPVL