“Exigência, qualidade e harmonia”  são estes os ingredientes para a excelência dos vinhos da Pedra Lascada, que nascem de um sonho do produtor Alberto Branco, que “carrega” uma vida profissional ligada a Caves da região da Bairrada.

Foram a paixão, a experiência e a determinação que fizeram com que Alberto Branco, a partir dos seus hectares de vinha que vinifica em Casal Comba, no concelho de Mealhada, arriscasse num produto da sua autoria, artesanal, mas com um toque acentuado de inovação. Consigo nesta “aventura” empresarial, Alberto Branco levou a família, a quem sempre incutiu “o gosto pelas vinhas e vinhos”.

O resultado está em três distintos vinhos do ano de 2017: vinho tinto Bairrada DOC e vinhos espumantes extra bruto branco e rosa pálido, ambos da IG Beira Atlântico. O vinho tinto, de aroma a fruto, especiarias e chocolate, resulta das castas Touriga Nacional, Syrah e Merlot, estagiadas em carvalho durante seis meses. Em relação aos espumantes, o branco “nasce” das castas Bical e Touriga Nacional, que proporciona “um aroma fresco e elegante”. Já as castas Baga e Arinto originaram um espumante rosa pálido, a partir do “método tradicional”. “Apresenta espuma intensa, bolha fina e persistente”, enaltece o produtor sobre o vinho de “aroma fresco e vibrante marcado por notas frutadas”.

Pedro Santos e Tânia, Alberto, Isabel e Pedro Branco

Na origem dos três vinhos, lançados no mercado em outubro passado, está o segredo do “amor pelas uvas”. “Só teremos um vinho bom, se tivermos uvas boas. E, para isso, é importante tratarmos delas com muito amor”, confessa Alberto Branco, um apaixonado pela área.

A denominação de Pedra Lascada remete para os hectares de vinha, situados na principal mancha vitícola da Região Dermarcada da Bairrada, Cantanhede, onde estes vinhos provém, que é caracterizada pela pedra branca de forma lascada.

Para já, o tinto e os espumantes desta marca familiar podem ser encontrados no Intermarché da Mealhada,  Nunes & Lopes, Lda e Akivinos – Cash & Carry. Os vinhos serão alvo de uma “degustação vínica” na próxima sexta-feira, dia 14 de dezembro, a partir das 16 horas, no Intermarché da Mealhada.

Os responsáveis pela Pedra Lascada podem ser contactados pelo correio eletrónico pedralascada.vinho@gmail.com e/ou pelo número de telemóvel 964 816 036.

 

 

(PUBLIRREPORTAGEM)