Informação sobre “A Década – Pelotão Vila Nova de Monsarros (Anadia)”

 

Qualquer um pode participar, mas que tenha a noção das características do percurso e das suas limitações físicas. É um percurso duro, na casa dos 80 km, onde metade é sempre em subida, e pode intensificar-se consoante as condições meteorológicas. REALÇO QUE entre os 24 e os 27 KM TEMOS 1000 METROS DE ACUMULADO DE SUBIDA…

O percurso como sempre, vai ter pequenas alterações, pois não tenho mais alternativas “decentes” até ao Moinho do Pisco. Vai passar por muitas aldeias, ao lado de fontes, e sensivelmente pelos 18 aos 22 km na localidade de Carvalhal, podem encontrar um café, última opção sólida antes de Malhapão de Cima.

A descida vai ser quase a mesma, existindo uma fonte na localidade de Fonte de Manhã para poderem repor líquidos perdidos

Como sempre, tendo em conta que a subida e descida se cruzam numa série de partes do percurso, vão existir dois tracks, a subida e a descida. Vão estar devidamente identificados no nome do ficheiro e nome do track. Mas lá para a frente, depois de costurar a coisa coloco aqui os links.Lá para o dia 26 já devo carregar os tracks finais. No total deve dar uns 78 a 82 km com cerca de 2000 de acumulado de subidas…

 

  • A partida é no Campo de Futebol Vale das Cavadas em Vila Nova de Monsarros. Quem vêm do lado de Anadia, Malaposta ou Sangalhos (A1 saída Águeda), segue até Vila Nova de Monsarros e passa toda localidade pela estrada principal no sentido do Luso. O pavilhão fica do lado direito após todas as casas e quase no final de uma longa subida de alcatrão. (40°24’7.72″N – 8°23’40.34″W). Quem vêm do lado da Mealhada e Luso (A1 saída Mealhada), têm de cruzar a passagem de nivel no Luso, passar em Várzeas e vão diretos sem falhar dar com a localidade e o pavilhão à esquerda. Têm imenso espaço para estacionar em frente ao Pavilhão, bem como na beira da estrada inferior e superior.

 

  • Quem pretender tomar CAFÉ OU PEQUENO ALMOÇO em Vila Nova é possível. Existe um café (Grilo), que fica mais ou menos no centro da localidade. O café abre por volta das 06:15 e têm uns belos croissants quentinhos por essas horas. Este ano o percurso NÃO passa à porta do café!!

 

  • Quem pretender repor (ALMOÇAR) as energias depois da chegada, vamos ter no local a Associação Cultural e Desportiva local a confeccionar umas belas bifanas, caldo verde, mas também umas saborosas e estaladiças sandes de leitão!!! Comem bem, barato e não perdem muito tempo!!!

 

  • Pelas 06:45 abro o PAVILHÃO para descargas de ultima hora, sendo a partida às 07:30 imperativamente. ….sem falta…este ano é mesmo para seguir…Mesmo existindo a consciência de que depois cada grupo vai seguindo ao seu ritmo, pelo menos na partida o Pelotão devia estar unido!!

 

  • ATENÇÃO que não existe qualquer carro de apoio oficial.

 

  • Em relação aos BANHOS teremos novamente disponível o pavilhão, onde no final a Associação apenas agradece qualquer contribuição simbólica que queiram dar para ajudar o clube. Vamos ter os os balneários abertos das 14:00 às 18:00

 

  • GPS com os tracks carregados é imperativo pois não existe ninguém oficialmente responsável por guiar. Caso não tenham, podem sempre juntar-se a um grupo que tenha ritmo parecido…ou pareça

 

  • Não existem guias, é em TOTAL AUTONOMIA

 

 

MUITO IMPORTANTE

  • Isto não é uma corrida, mas obviamente terão de ter o mínimo de preparação física e psicológica para poder aguentar e não condicionar o vosso grupo em demasia. O espírito que reina aqui é de equipa, onde todos trabalham para um fim comum!!!

 

  • Os elementos mecânicos mais importantes nestas condições são as transmissões e os travões. Os problemas existem, mas se pudermos minimizar é o melhor. Uma revisão e o bom estado do material é vital para o bem-estar individual e colectivo. Se estiver a chover duplica esta atenção!

 

  • Como sempre, o clima é variável desde os 70 metros de Vila Nova de Monsarros até aos 1000 do Caramulo…a subir..pouca roupa é bom…já a descer a coisa pode ficar arrepiada…Sê consciente!!

 

A hora máxima de saída de Malhapão de Cima não deve ultrapassar as 14h 30m! A descida normalmente demora entre 2 horas a 2h 30m, pelo que às 17:00 já é noite!!!

Divirtam-se e não corram riscos desnecessários!!

 

Fonte: https://www.facebook.com/events/488928971613521/

Fotografia com Direitos Reservados