O Município de Oliveira do Bairro vai inaugurar esta sexta-feira, 23 de novembro, às 10h 30m, um Espaço Empresa, ponto único de atendimento às empresas, com serviços disponibilizados pela Administração Central e Local. A presidir à cerimónia de inauguração do novo serviço do Município de Oliveira do Bairro estará o Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.

O Espaço Empresa vai ficar localizado na zona de atendimento ao público do edifício da Câmara Municipal, para onde foi também deslocalizado o Espaço do Cidadão, que estava instalado no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Pato, o objetivo desta decisão foi o de “concentrar num único espaço de atendimento, preparado para as diversas vertentes e áreas, todos os serviços, quer municipais quer da Administração Central, facilitando o seu acesso a pessoas e empresas”.

O novo serviço que o Município passa a disponibilizar às empresas é, para Jorge Pato, “mais um passo na nossa estratégia de apoio aos empreendedores e empresários, assente na disponibilização de serviços essenciais, que facilitem a criação e a fixação de empresas no Concelho”.

Para o autarca, “o desenvolvimento económico é para nós uma prioridade e é por essa razão que conseguimos trazer para Oliveira do Bairro um serviço que ainda poucos Municípios disponibilizam, que traz benefícios ao nível da desburocratização e da poupança de tempo útil às empresas sedeadas no concelho ou que aqui se pretendam instalar”.

Recorde-se que o protocolo de implementação do Espaço Empresa de Oliveira do Bairro foi assinado a 9 de abril, entre o Município, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa e a AICEP Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Oliveira do Bairro e São João da Madeira são os únicos Municípios do distrito de Aveiro que disponibilizam este serviço.

Devido a esta cerimónia, o Balcão de Atendimento Integrado do Município de Oliveira do Bairro estará encerrado durante a parte da manhã de 6.ª feira.

 

Espaço Empresa

O projeto “Espaço Empresa” é uma iniciativa do IAPMEI, em parceria com a AMA e a AICEP, que tem por objetivo desenvolver um novo modelo de atendimento empresarial centrado nos interesses e necessidades do empresário, concentrando as respostas às empresas num ponto único de contacto, no sentido de minimizar o esforço dos empresários no acesso à informação e na interação com a administração pública central e local.

Este novo modelo de atendimento assenta na criação de uma rede nacional de apoio às empresas, a rede “Espaço Empresa”, com serviços disponibilizados quer através do canal presencial, numa lógica de proximidade e de atendimento personalizado, quer através dos canais online e telefónico, que permita o acompanhamento do empresário ao longo do ciclo de vida do seu investimento.

Esta rede será apoiada, em back-office, por um conjunto de pontos focais nas várias entidades da Administração Pública, relevantes para a atividade empresarial, com o objetivo de melhorar a qualidade e a rapidez da resposta aos empresários.

 

Fonte: Município de Oliveira do Bairro