O Catrapim – Festival de Artes para crianças, que se realiza há dois anos na Mata do Bussaco, valeu, na tarde da passada sexta-feira, 17 de novembro, em Guimarães, ao Município da Mealhada, a conquista do “Prémio UM-Cidades”, na categoria “Região Centro – Município com mais de 20.000 habitantes”, atribuído pela Plataforma UM-Cidades da Universidade do Minho.

Um projeto  de “valorização de boas práticas com impacto nas diferentes vertentes como o território, a economia e a sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade” foi assim que a Plataforma UM-Cidades da Universidade do Minho descreveu o evento cultural que se realiza na Mata Nacional do Bussaco há dois anos seguidos.

Para além do Catrapim, estavam “na corrida” a este prémio, nesta categoria, os municípios de Águeda, com APP Águeda Cityfy, o de Oliveira do Hospital com um projeto designado “Plantar Árvores, Fazer Florestas” e o do Seia com CineEco-Festival Internacional Ambiental.

Esta foi a quinta edição dos Prémios Município do Ano, que contou com 56 candidaturas, onde estiveram nomeados projectos de 35 municípios para as nove categorias e para o grande prémio final.

O Festival, que teve início em 2017 e se repetiu em junho deste ano, contou nas duas edições com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Na altura, aos jornalistas, referiu “ficar sensibilizado com esta ideia que alia Natureza a sustentabilidade ambiental numa lógica global”, enfatizando o facto de ser também “uma forma de educar os mais jovens”. “O Catrapim é um exemplo do que pode ser feito e replicado por todo o país”, enalteceu.

Após vencer o prémio, Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, que esteve presente na entrega do mesmo, mostrou-se satisfeito com “o reconhecimento” obtido pelo Festival Catrapim, que já tem data marcada para 2019, mais concretamente nos dias 29 e 30 de junho.

O evento, que em 2018 contou com dez palcos dispersos pela floresta, com espetáculos de teatro, música, “showcooking”, marionetas, pinturas faciais, ilusionismo, magia, contadores de histórias, malabarismo e outras artes, foi também, no passado mês de outubro, um dos vencedores do Prémio Empreendedorismo da Fundação Luso, tendo arrecadado um prémio pecuniário no valor de dois mil euros.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados

Legenda da foto no interior do texto: Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, e Paulo Pereira, coordenador da UM-Cidades