Meio ano depois de ser a entrada oficial da marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão”, o «Bairrada Informação» quis ver “os segredos” por trás da “Trouxa de Leitão” com damasco e tomate seco, confecionada por Lídia Ribeiro, Chef  Pasteleira do Rei dos Leitões, que, em maio passado, arrecadou o primeiro lugar num concurso onde estiveram cerca de uma dezena de propostas finalistas.

“Criatividade e inovação”, bem como “o sabor e o aroma, a composição e harmonia, a apresentação e o empratamento” foram elementos essenciais para a pontuação final do painel de jurados constituído por um chefe de pastelaria, um chefe de cozinha, um representante do conselho de administração da Associação Maravilhas da Mealhada e um representante da autarquia mealhadense.

E um dos aspetos mais relevantes foi o da valorização dos produtos água, pão, vinho e leitão, já que este era um dos objetivos do concurso. Uma aposta ganha pelo Rei dos Leitões que arrecadou assim um prémio pecuniário de 1.500 euros que, recorde-se, os responsáveis do restaurante, situado na Mealhada, doaram à Associação 4 Patas & Focinhos, também esta sediada no concelho mais a sul do distrito de Aveiro. “É uma associação, para nós, muito meritória pois é composta apenas por trabalho voluntário”, disse-nos, na altura, António Paulo Rodrigues, gestor do Rei dos Leitões.

As distinções e o reconhecimento ao trabalho dos Rei dos Leitões têm um cariz nacional, ao qual se somam exímios prémios. A exemplo disso, na semana passada, o restaurante foi um dos vencedores, na Categoria Regional, da primeira edição do concurso “Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal”, que se realizou no decorrer do Encontro com Vinhos e Sabores, em Lisboa. Um prémio que distingue “restaurantes pelo trabalho desenvolvido em prol do vinho, sobretudo junto do cliente”, escreveu, na altura, a Revista de Vinhos.

Uma distinção também parabenizada por Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, na última reunião do executivo que lidera.