São catorze os estabelecimentos de ensino do município que foram galardoados com a bandeira Eco-Escolas, num universo de vinte e dois estabelecimentos de ensino público e privado. Mealhada mantém-se, assim, em segundo lugar no distrito de Aveiro, com uma taxa de implementação do programa de sessenta e quatro por cento.

Foi, esta tarde, entregue, na Escola Básica de Casal Comba, a última das catorze bandeiras Eco-Escolas do município, finalizando, assim, um périplo que teve início em outubro, após a cerimónia do Dia das Bandeiras Verdes. Representantes da autarquia entregaram a referida bandeira a cada um dos estabelecimentos distinguidos: Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, Centro Escolar da Pampilhosa, Centro Escolar da Mealhada, Centro Escolar do Luso, EB1 da Antes, EB1 de Barcouço, EB1 de Casal Comba e Escola Profissional Vasconcellos Lebre, os Jardins de Infância da Antes, Canedo, Carqueijo, Pampilhosa, Quinta do Valongo e o Jardim de Infância Drª Odete Isabel – Barcouço. Distribuíram também sacos-ecopontos a todas as salas das 14 Eco-Escolas do concelho da Mealhada, que foram oferecidos pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro S.A.

Este ano, a Escola Básica de Casal Comba foi ainda distinguida com o terceiro prémio, a nível nacional, no projeto “Sementário da horta”.

Durante esta semana, no âmbito das comemorações do Dia Internacional Eco-Escolas (7 de novembro), além da bandeira de Casal Comba, foi também hasteada a bandeira verde no Centro Escolar da Mealhada, numa cerimónia onde estiveram presentes cerca de duas centenas de alunos, bem como professores, auxiliares e encarregados de educação.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Trata-se de um programa coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola.

O programa culmina, anualmente, com a atribuição da bandeira verde, constituindo um galardão de qualidade do trabalho realizado pela escola na área da sustentabilidade.

 

Legenda da fotografia: Guilherme Duarte, vice-presidente da Autarquia, na cerimónia de hastear a bandeira em Casal Comba e distribuição de sacos eco-ponto.

 

Fonte: Município da Mealhada