A Curia recebe, de 27 a 29 de setembro, a festa literária “Folha”, um evento coproduzido pela Câmara de Anadia, Parque das Artes e o Hotel das Termas da Curia, que “tem como objetivo divulgar os autores e as obras literárias portuguesas”.

A “Folha 2018” arranca às 10h 30m de quinta-feira, dia 27 de setembro, aquando de uma cerimónia de abertura com as entidades oficiais, seguindo-se a inauguração da exposição “Curia: viagem intemporal” de Alberto Simões e Nuno Rosmaninho, nas Buvette das Termas.

À tarde, pelas 15 horas, terá lugar a conferência “A perenidade da sombra de Antero Quental”, com o escritor Onésimo Teotónio de Almeida. Será nesta altura que o poeta Vasco Pereira da Costa, antigo Secretário da Cultura dos Açores, apresentará o seu mais recente livro “Campo”. Segue-se um painel de discussão conduzido por José Manuel Portugal, que contará com a presença de Fernando Dacosta, com “O Botequim da Liberdade”, e Maria do Céu Fialho, autora de “A voz de Édipo em Natália Correia”.

No dia seguinte, sexta-feira, pelas 10h 30m, haverá literatura infantil com Milu Loureiro e José António Franco. Segue-se a inauguração da exposição do cartoonista Vasco Gargalo.

À tarde, com moderação de Sónia Almeida, estarão a poetisa Matilde Campilho e o catedrático e ensaísta José Carlos Seabra Pereira na discussão “Pela água é que vamos?”. “Literatura: doença ou cura?”, pelo poeta José Fanha e o médico psiquiatra José Luís Pio de Abreu, será moderado pela escritora e jornalista Maria João Fialho Gouveia. Às 17h 30m, o apresentador Júlio Isidro e o maestro António Vitorino d’Almeida afloram a proposta “Conta-me uma história”, que tem moderação do jornalista Fernando Correia.

À noite, haverá um recital de poesia nas vozes de Cândida Ferreira e Francisco Paz, durante um jantar numa Caves de vinho da Bairrada.

A terceira e última jornada da festa literária “Folha 2018” começa às 10h 30m de sábado, com a mesa dos “Poetas Ensonados”: Carlos Brito, Rosa Ribeiro, Manuel Monteiro, Maria Toscano e Paulo Ilharco. A moderação estará a cargo do jornalista Manuel Halpern.

À tarde, pelas 14h 30m, a escritora Tânia Ganho e a romancista Filipa Martins debatem a proposta “Folha: metáfora e/ou esperança?”, com a coordenação do poeta António Vilhena.

Pelas 16 horas, será apresentado o livro “Cela”, da deputada Isabel Moreira, por Teresa Carvalho, autora e Investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Segue-se a mesa “Termalismo e Literatura” com o escritor Fernando Pinto do Amaral e a poetisa Rosa Oliveira.

Antes da Gala Lírica, com a mestria da pianista búlgara Ivana Goverdarska e o tenor colombiano Cesar Cortes, o Professor Nuno Rosmaninho fará a apresentação do livro “Cronologia das Termas da Curia”.

Os interessados em mais informações e/ou reservas devem contactar o número de telefone 213 519 800 e/ou os correios eletrónicos reservas@termasdacuria.com / folha.festaliteraria.curia@gmail.com.

A Câmara de Anadia apoia a iniciativa na cedência de barraquinhas para a Feira do Livro, na divulgação do evento e ainda com o valor pecuniário de 1.500 euros.

 

Mónica Sofia Lopes