No repouso de um dia de trabalho intenso, mas que ainda não tinha acabado. Cada um no seu canto a lamentar a desorganização que se notava, falta de materiais na execução de tarefas, mau profissionalismo e mais comentários que se podia ouvir de vários empregados. Alguns com café e cigarro na zona dos fumadores e outros com frutas.      

Sempre que chega o verão, e principalmente o mês de agosto, grande parte dos hotéis ficam lotados. Mais trabalho do que habitual. Uns mais cheios que outros. Visitantes vindos de quase todos os países na procura de conforto e de satisfazer os seus desejos de descansar num sítio sossegado e com uma vista a condizer.

Com excesso de trabalho, praticamente todos os empregados ficam saturados e ouve-se discussões às vezes dentro das salas com clientes a deliciar as suas refeições. Mas, o trabalho continuava.

– Estou cansado disto! (ouvia-se um velho a desabafar com um jovem, ao pé da maquina de café).

O jovem, indignado com a afirmação de quem habitualmente trata por mestre, perguntou: – então mestre, o quê que se passa?

– Isto nunca mais acaba! E cada vez está a tornar-se pior, um “gajo” acorda as seis e só volta a dormir praticamente à uma da manhã. Passo mais tempo no meu trabalho do que com a minha família ou os meus amigos. Sabes uma coisa meu jovem? (o mestre perguntou ao rapaz).

O rapaz respondeu com a cabeça de uma forma negativa.

– Isto não é o que era. (o velho de 64 anos voltou a conversa). E até te digo: estou a esquecer o pouco que aprendi nisto. Mas uma coisa é certa, tu, meu jovem, seja neste trabalho ou noutro, procura sempre fazer bem as tarefas que te confiam, porque, de nada valerá a tua experiência de 20, 30 ou 40 anos em determinado trabalho se o que fazes não é correto. E não sejas monótono como eu. Sempre a trabalhar e nem tempo para a minha família tenho. Divirta-se continuamente e à grande com a sua família e os seus amigos, porque este sim, são para a vida toda e para além dela.

 

Mamadu Alimo

Estudante de sociologia na universidade do Algarve

Antigo aluno de Técnico de Restauração, Cozinha e Pastelaria na EPVL Djaló

 

Imagem de capa: PublicDomainPictures (pixabay.com)