Mais de cento e cinquenta crianças e jovens, oriundos de vários pontos do país, têm passado pelo município da Mealhada, desde a última semana. O motivo? Participarem nas Férias OK, do Hóquei Clube da Mealhada, uma iniciativa em que a base é a modalidade de hóquei em patins, mas onde se fazem muitas outras atividades.

Já é um hábito dos últimos anos que, no Verão, o HCM organize um programa de férias desportivas, para crianças e jovens dos cinco aos quinze anos, onde o hóquei em patins “é rei e senhor”, mas onde muitas outras atividades são realizadas.

Dividido por três semanas, tendo tido início a 2 de julho, só nesta semana, os participantes tão depressa fizeram um “peddy-paper” no Bussaco e jogaram ténis no Parque da Cidade, como rumaram ao Vaga Splash, na Vagueira.

E para os jovens com quem falámos, atletas da modalidade de hóquei, os momentos mais marcantes são todos aqueles que envolvam a equipa da seleção senior nacional que, em estágio no município mealhadense, têm deliciado “os mais novos”, ora com treinos em conjunto, ora permitindo que assistam a várias etapas, onde se incluem até alguns jogos inseridos no estágio liderado por Luís Sénica.

“Aqui faz-se um bocadinho de tudo durante três semanas. Sendo o hóquei a base, temos também ginástica, karaté, patinagem artística, bem como torneios de ping pong e matrecos”, explica Tiago Correia, monitor / coordenador da iniciativa, acrescentando que há ainda “idas às praias de Mira e Vagueira, ‘peddy-paper’ no Bussaco, ‘caças ao tesouro’ e sessões de cinema”.

O programa inclui a possibilidade de internato, o que facilita “a vida” para quem vem de longe. “Estou cá pela terceira vez. Os meus pais tiveram conhecimento desta atividade e, desde aí, venho sempre!”, disse-nos Filipe Costa, de doze anos, oriundo de Estremoz, que apelida a iniciativa de “engraçada”. “Durante uma semana, estou com pessoas diferentes que fazem o mesmo desporto que eu”, acrescentou, desejando “voltar mais anos”.

De mais perto, e com regresso a casa diariamente, falámos com Maria Inês, de treze anos, de Coimbra, jogadora de Sub13 da Académica. “O meu pai anda sempre a ver este tipo de iniciativas e, como dentro de poucos dias tenho um torneio, resolvemos que esta semana vinha para aqui e serviria também de preparação”, confidenciou-nos a jovem, que está a participar, pela primeira vez.

A fazer parte da iniciativa há já seis anos, encontrámos Tiago Estarreja, de doze. “Aqui trabalhamos o hóquei, mas também fazemos muitas outras atividades”, disse o jovem, atleta de Sub13 do HCM, garantindo que “o melhor é, todos os anos, fazerem-se sempre muitos amigos”.

Marta Vieira, de Vila Boa do Bispo, que atualmente joga no Reus Desportivo, em Espanha, e que integra a seleção nacional portuguesa de hóquei em patins há seis anos, é uma das monitoras durante esta semana. “É uma iniciativa muito positiva, onde os pais podem deixar os filhos em atividade e eles, por sua vez, quase todos hoquistas, fazem, também nas férias, o desporto que mais gostam”, referiu, concluíndo que “esta é também uma forma de os interessar, ainda mais, pela modalidade”.

 

Mónica Sofia Lopes