Bruno Emanuel Ferreira de Almeida foi empossado comandante dos Bombeiros de Anadia, ao final da tarde de ontem, dia 30 de junho. No seu discurso colocou a tónica no apoio da Câmara e do presidente da direção da Associação, apelando à população “acolhimento e carinho para com toda a corporação”.

Poucos dias depois da saída de Ana Matias, que aconteceu no mês de junho, a nova direção dos Bombeiros de Anadia, também em trabalho há pouco mais de dois meses, nomeou Bruno de Almeida, de trinta e seis anos, para o cargo de comandante, regressando a corporação, onde foi bombeiro de 2005 a 2010.

No seu percurso destacam-se, entre outras, a passagem pela Marinha de Guerra Portuguesa, enquanto militar, e a integração nos Bombeiros de Oliveira do Bairro, onde esteve desde 2013. “Dada as suas capacidades de liderança, será a pessoa certa para os Bombeiros de Anadia nos próximos cinco anos”, enalteceu Pedro Carvalho, presidente da direção dos bombeiros anadienses.

O dirigente referiu ainda ter sido dado, no ato da tomada de posse de ontem, “o primeiro passo para a profissionalização do quadro de comando”, um dos objetivos da sua candidatura, destacando as premissas do “profissionalismo, competência e disponibilidade”.

Já depois de empossado e lida a carta de missão do comando dos Bombeiros de Anadia, Bruno de Almeida recordou o verão de 2005, quando entrou pela primeira vez no quartel de Anadia. Uma casa, que garante, o ter “acolhido de braços abertos”.

“Os tempos mudam e as exigências são cada vez maiores e, por isso, foi com um misto de satisfação, mas também de incerteza que recebi este convite”, confessou o novo comandante, afirmando que “o futuro não será fácil” e que “a sorte não cai do céu”. “Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”, enfatizou, destacando o desejo de trabalho mútuo com a Câmara de Anadia e com a direção dos Bombeiros.

Para a população transmitiu a mensagem de que “os Bombeiros estão aqui para vós”. “Respeitem-nos, acolham-nos e acarinhem-nos!”, apelou.

Teresa Cardoso, presidente da autarquia, destacou o apoio do Município, e garantiu que, nos planos do executivo para os próximos três anos estará, entre outras coisas, a renovação de alguma frota do corpo ativo.

“Todos juntos fazemos com que esta associação seja mais forte”, disse a autarca, invocando à população solidariedade “para a causa Bombeiros” e para a Associação de Anadia em concreto. “Que se encontre a paz, cordialidade e união entre todos”, rematou.

Nuno Canilho, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, começou por dizer acreditar “não haver tarefa mais difícil que promover a substituição de um comandante de uma Associação de Bombeiros”, elogiando, de seguida, o presidente da direção “pela prontidão com que tomou essa decisão!”.

“Quando se dá posse a um novo comandante está-se a atribuir uma grande responsabilidade no panorama nacional”, afirmou, acrescentando ainda que a missão de um comando deve passar por “olhar o território como um todo e não olhar-se apenas para um mapa”.

Na mesma linha de discurso esteve António Ribeiro, 1.º Comandante Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, que reforçou que “os corpos de bombeiros são um todo” e que conta com “o novo comandante e corpo ativo dos Bombeiros de Anadia”, não deixando, contudo, de dar uma palavra a Ana Matias e Mário Teixeira, anteriores comandante e presidente dos Bombeiros de Anadia, “pelo apoio que tiveram para com o distrito e para com o país”.

 

Mónica Sofia Lopes