O centro da cidade de Anadia recebe, nos dias 1 e 2 de junho, a terceira edição da Feira do Ambiente “Anadia+Verde”, organizada e patrocinada pela Câmara Municipal. O certame regressa para continuar a sua missão de dar espaço e protagonismo aos produtos biológicos, às soluções ecológicas e à proteção do meio ambiente. A grande novidade da edição deste ano é o leitão biológico servido em sandes.

Ao longo de dois dias, decorrerão oficinas, ateliers, demonstrações, palestras, exposições, divulgação de produtos biológicos e outras ações promotoras da atividade das entidades participantes, designadamente associações ligadas ao setor ambiental, estabelecimentos de ensino, viveiros, empresas e produtores biológicos.

Haverá também um espaço de restauração, onde serão servidos, pela APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Anadia, almoços e jantares biológicos, revertendo a receita a favor daquela instituição. É neste local, a partir das 15 horas / 15h 30m, que haverá para venda, nos dois dias, sandes de leitão, criado de forma biológica.

A inauguração do certame acontece na sexta-feira, dia 1 de junho, pelas 9h 30m, altura em que alunos da Escola de Vitivinicultura e Enologia da Bairrada entregarão o testemunho da “Rota pela Floresta” à presidente da Câmara de Anadia.

No mesmo dia, das 9h às 22 horas, no stand do Agrupamento de Escolas de Anadia haverá oficinas “Como fazer o meu sabonete”, onde ocorrerá a transformação de óleo alimentar em sabonete líquido, e outra de “cultivo em sistema de hidroponia”, caracterizado por não precisar de terra (solo) e em que as raízes das plantas ficam dentro da água.

No sábado, dia 2 de junho, pelas 10h e 18 horas, haverá, na tenda do “Anadia+Verde”, uma oficina de “Gestão e boas práticas na floresta” pela Associação Florestal do Baixo Vouga; seguindo-se, às 11 horas, a “Hora do Livro”; às 11h 30m um “showcooking” para crianças; e às 12 horas uma oficina sobre “Alimentação Natural nos animais de companhia” com um médico veterinário.

À tarde decorrerão oficinas de “Plantas aromáticas e medicinais / multiplicação de plantas” e “Agricultura Biológica, Agro-Florestal e Produtos Silvestres” e ainda, das 15h às 18 horas, uma gincana de bicicletas, promovida pelo Clube de Ciclismo da Bairrada. A tarde termina com animação musical

Tal como em 2017, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) junta-se à Feira do Ambiente e realiza um “Encontro Regional de Veículos Elétricos”, que servirá para explicar e demonstrar as vantagens deste tipo de veículos. No sábado, após o almoço, os veículos irão dar corpo a um desfile de charme, que passará pelos principais pontos da cidade, dando visibilidade ao encontro e mostrando a mobilidade elétrica em ação.

E sendo o dia 1 de junho o Dia Mundial da Criança, os mais novos terão direito a atividades que lhes são especialmente dedicadas e que se estendem ao dia de sábado. Karts e insufláveis vão garantir a animação.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem de Município de Anadia