O executivo municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, os três primeiros apoios no âmbito de Regulamento de Incentivos à Promoção do Empreendedorismo, do Investimento e criação de empresas. Em fase de análise estão mais cinco candidaturas, numa altura em que a procura quase atinge a meia centena, havendo promotores de vários pontos do país e até interesse por parte de um projeto internacional.

Foi no passado mês de fevereiro que foram aprovados “um conjunto de medidas e mecanismos concretos de apoio e de incentivo à atividade empresarial no concelho, visando atrair empreendedores e investimento, e apoiar o tecido empresarial instalado, à luz das orientações estratégicas descritas no Programa ‘Invest em Anadia’”.

Com o objetivo de gerar dinâmica, atrair investimento, mas principalmente, criar postos de emprego no concelho, o Município de Anadia lançou o repto e os candidatos começaram logo a surgir. “A divulgação foi feita a 28 de fevereiro, portanto, num mês e meio, a procurou superou a nossas expectativas”, referiu Ricardo Manão, vereador na Câmara Municipal, adiantando que a estimativa do Município, para esta área e em 2018, possa vir atingir os “noventa e cinco mil euros”.

Os três casos recentemente aprovados – dois na reunião pública de 18 de abril e um outro numa anterior – têm modalidades de bolsas diferentes, sendo uniforme que estarão em vigor de abril de 2018 a março de 2019.

Nws_2018_022_0206_Empreend_Normas_fotoAssim, a barbearia Páteo 42, na Curia, tem, durante doze meses, uma bolsa de duzentos e cinquenta euros mensais, mais um apoio no valor de quatrocentos e oitenta euros durante um ano em serviços de contabilidade, bem como, pelo mesmo período, um subsídio de trezentos e cinquenta euros para serviços de design e artes gráficas. Tanto a empresa requerente, que já está a funcionar há um ano, como os apoios a serviços externos terão que ser sediados no concelho anadiense.

A empresa MS2 Consultores Unipessoal, Lda., em Mogofores, na área da programação e consultadoria informática, obteve uma bolsa de duzentos e cinquenta euros por mês. E a outra, das três, contempladas é Sofia & Co, instalada no centro de Anadia há cerca de um mês, cuja a oferta prende-se com serviços de cabeleireiro, estética, formação e venda de produtos regionais, tais como, sabonetes, chás, chocolates, biscoitos e peças em madeira. A bolsa mensal é de duzentos e cinquenta euros acrescido de um valor de trezentos e cinquenta euros, por um ano, a utilizar em serviços de artes gráficas.

Para além dos vários apoios ao empreendedorismo, para empresas que se fixem em Anadia por um período mínimo de cinco anos, há ainda benefícios fiscais – para empresas já existentes que pretendam fazer novos investimentos ou outras que queiram vir instalar-se em Anadia – que se podem traduzir na isenção total ou parcial, por um período máximo de quatro anos, dos impostos cuja receita pertença ao Município de Anadia, designadamente Derrama, Imposto Municipal sobre Imóveis e Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis.

Os interessados em mais informações podem consultar o sítio na internet http://www.cm-anadia.pt/investemanadia/.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem no interior do texto do Município de Anadia