PAMA é o nome artístico do mealhadense Paulo Andrade, que está prestes a lançar o seu segundo álbum, com temas de pop e rock, muitos dos quais que farão a sua estreia dia 12 de junho, no palco principal da FESTAME.

 

Paulo Andrade, conhecido no mundo da música por “PAMA”, começou o seu percurso a tocar Viola de Arco, aos doze anos, no Colégio de Calvão.

Aos dezassete, forma a sua primeira banda de “covers de rock”, intitulada “Fresh of Tap”, onde passa por diversos bares na zona de Vagos.

Em 2002, e nos três anos seguintes, ganha o prémio de melhor música nas Escolíadas pela Escola Profissional de Agricultura de Vagos. Em 2002 e 2003, para além de compositor das músicas vencedoras, “Paulo Pama” participa no evento. Nos outros dois, já não estava na escola, mas compôs as músicas que levaram a instituição de ensino a arrecadar o mesmo prémio.

Depois de uma passagem por alguns grupos, em 2015, PAMA lança o seu primeiro álbum, intitulado “First” composto por uma dezena de músicas, todas em língua inglesa.

Para este álbum, cuja produção esteve a cargo do também guitarrista Nuno Fontes, Paulo Andrade viu-se “obrigado” a ir trabalhar três meses para Angola para assim conseguir fazer face às despesas das cópias dos CD, edições, inscrições na Sociedade Portuguesa de Autores e todos os encargos provenientes de uma gravação deste tipo.

Em 2016, o álbum “leva-o” para dois concertos ao vivo, um no AgitÁgueda e outro nas Festas de Nossa Senhora da Luz, na Ponte de Vagos.

Nesta altura, constitui “sound box”, que lhe permite ir tocando em bares das regiões de Aveiro e de Coimbra e que lhe deu também a oportunidade de dar dois concertos nas FNAC de Coimbra e de Viseu.

O segundo álbum, intitulado PAMA e que vai ser lançado em 2018, é composto por oito músicas, todas em português.

Aqui, Paulo Andrade conta toda a história de um aluno desde que começa a estudar até que acaba a faculdade. Temas como “bullying”, cartas de amor, o facto de os pais muitas vezes influenciarem os filhos para determinadas profissões, as praxes e momentos mais deprimidos da carreira académica são focados neste álbum.

E para uma das suas músicas – “Segredos” – o videoclipe já foi gravado, em fevereiro passado, no Cineteatro Messias, onde o músico juntou cerca de quatro dezenas de “amigos”.

Surge agora a oportunidade de tocar no palco principal da FESTAME – Feira do Município da Mealhada, na noite de 12 de junho, com quatro músicos e onde serão revelados alguns dos temas deste último álbum.

Paulo Andrade tem trinta e cinco anos e reside na Mealhada, tendo, contudo, passado grande parte da sua vida em Vagos. O jovem, natural da Venezuela, é barbeiro de profissão.

 

A edição 2018 da FESTAME, que se realiza de 8 a 16 de junho, tem um programa de concertos bastante diversificado, contando com atuações já confirmadas de Paulo Sousa, Be-dom (8 de junho), Rui Drumond (14 de junho), Rouxinol Faduncho (15 de junho) e Matias Damásio (16 de junho).