Maria das Neves de Jesus, “dona Quitas” como era conhecida, de oitenta e seis anos, foi, na manhã de ontem (5 de abril), atropelada, mortalmente, por um veículo pesado, na localidade da Malaposta, no concelho de Anadia. O acidente provocou condicionamento no trânsito durante cerca de três horas, voltando à normalidade pelas 14 horas.img171

O alerta foi dado para os Bombeiros Voluntários de Anadia, cerca das 10h 40m, “para um atropelamento” no Itinerário Complementar 2 / Estrada Nacional 1, junto aos semáforos da Malaposta, em Anadia.

“As viaturas circulavam, no sentido norte – sul, em marcha lenta, condicionada pelos semáforos que existem no local e que tinham ficado verdes na altura”, declarou, ao «Bairrada Informação», Ana Matias, comandante da corporação anadiense.

Segundo conseguimos apurar no local, a senhora terá atravessado a estrada entre dois veículos pesados, o que para Ana Matias justifica “a falta de visibilidade do condutor da segunda viatura, que só se apercebeu desta passagem depois do embate”.

Numa zona de diversos tipos de comércio, e sendo “dona Quitas” muito conhecida no local, até porque era proprietária de uma parte dos edifícios localizados junto da avenida, o sentimento era de transtorno e “de poucas falas” junto da comunicação social.

Foi aliás após sair de um dos estabelecimentos daquele local, e em frente à sua moradia, que Maria de Jesus, natural de Vila Nova de Monsarros, foi atropelada mortalmente.

No local estiveram os Bombeiros de Anadia com duas viaturas e cinco operacionais; o Instituto Nacional de Emergência Médica com duas viaturas e quatro elementos, onde se inserem uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Aveiro e um veículo de Suporte Imediato de Vida de Águeda. A vítima foi transportada para o Instituto de Medicina Legal de Aveiro por uma viatura dos Bombeiros de Águeda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No local esteve também o Núcleo de Investigação Criminal “para proceder à avaliação do cenário”, disse-nos ainda Ana Matias.

O trânsito, bem como o perímetro de segurança no local do acidente, foi controlado por viaturas e agentes dos Postos de Anadia e Mealhada da Guarda Nacional Republicana.

Segundo dados do capitão Cláudio Lopes, comandante do Destacamento Territorial de Anadia da GNR, o trânsito no IC2 / EN1 esteve cortado, desde a rotunda da Malaposta até à rotunda de Anadia (junto ao Continente).

“Durante uma hora a estrada esteve cortada nos dois sentidos, passando depois para parcialmente condicionada, durante hora e meia. Seguiu-se a reabertura em ambos os sentidos, tendo, contudo, havido circulação lenta até ao trânsito voltar à normalidade”, explicou.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias do acidente de José Moura