As obras de remodelação e ampliação do quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros de Anadia foram inauguradas, na manhã de 18 de março, na presença de José Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, e de cerca de duas centenas de pessoas. Os discursos foram todos direcionados para o trabalho realizado pelo atual presidente da direção, Mário Teixeira, que termina o seu mandato nos próximos dias.P3186412

Foi com emoção, e aplausos de pé, que Mário Teixeira discursou na cerimónia de ontem. “Acabámos de visitar as novas obras destas instalações, que surgiram com o único propósito de dotar o corpo de bombeiros das melhores condições”.

“E para que isso fosse possível foi feito um grande esforço financeiro. Candidatámo-nos ao único programa que podíamos referente à área operacional, no valor de quinhentos e setenta e dois mil euros, e em que apenas recebemos quatrocentos e setenta e nove mil euros, e contámos com o apoio da Câmara de Anadia, em cerca de trezentos e cinquenta mil euros, tendo sido a restante verba suportada pela Associação”, disse sobre a obra, que custou cerca de um milhão de euros.

Já em tom de despedida, uma vez que a Associação vai a votos no próximo fim-de-semana e Mário Teixeira não se recandidata, o dirigente garantiu “jamais abandoná-la” e tudo ter sido feito “em prol do seu bem-estar, bem como dos Bombeiros”.P3186385

“A obra que hoje inauguramos não é seguramente uma obra ideal, até porque não as há, mas representa uma janela que foi aberta e que sabiamente foi aproveitada”, começou por dizer Emanuel Maia, presidente da mesa da assembleia-geral, garantindo ser “uma obra que honra os Bombeiros de Anadia” e enfatizando que “as pessoas passam, mas as obras ficam! Sejamos todos dignos deste legado que recebemos”.

E pegando na “deixa”, Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, disse que “o senhor Mário Teixeira sai pela porta grande e o seu exemplo ficará aqui a perpetuar”. “Soube aproveitar bem as verbas colocadas à sua disposição e assim renovar uma casa que estava a precisar”, acrescentou.

“É um belíssimo quartel, com condições de primeira linha e uma boa ferramenta para o Município de Anadia, mas também para o distrito de Aveiro”, elogiou ainda o presidente da Liga dos Bombeiros, enaltecendo o facto “de noventa e oito por cento do socorro do país ser feito pelos bombeiros e quando se fala em incêndios a sua presença – com equipamentos, viaturas e operacionais – é de noventa e seis por cento”. “Nenhum país pode abnegar destes homens e mulheres”, acrescentou.

No seu discurso Teresa Cardoso, presidente da autarquia, elogiou o trabalho do atual presidente dos Bombeiros, garantindo que este “foi um sonho concretizado”, onde Mário Teixeira, aproveitou “a solução encontrada” para fazer uma grande requalificação. “Uma obra excelente face ao que existia e onde brevemente serão os próprios bombeiros a testemunhar isso”, acrescentou a edil.P3186381

Elogiando a empreitada, que disse ter sido bem aproveitada com uso dos recursos disponíveis, o secretário de Estado colocou a tónica do seu discurso na reforma florestal do país, garantindo que “a Proteção Civil tem que começar a prevenir-se mais para socorrer menos” e que “os prazos criados para limpeza dos terrenos foram um trabalho bem conseguido”. “Não acredito que haja um único português que não saiba agora a obrigação que tem face a lei criada em 2006”, continuou José Artur Neves garantindo que “o objetivo do Governo não é cobrar coimas, mas sim o das propriedades rurais estarem asseguradas. Não queremos ninguém a fugir das suas casas, em desespero…”.

O representante do Governo disse ainda que “no próximo mês de maio, vai ser feito um exercício grande para garantir que todos os meios e ligações estão a funcionar em pleno”.

 

Reportagem de Mónica Sofia Lopes

Fotografias de José Moura