A qualidade na educação é mais do que uma boa formação moral!

 

A Escola Profissional de Anadia, ao longo deste ano letivo, pretendeu apelar ao sentido de solidariedade, com o intuito de consciencializar os jovens para a necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno. Assim, tem colaborado com os seus alunos no sentido de angariar fundos para ajudar o próximo. Neste primeiro momento, com os fundos conseguidos numa feira solidária, fruto de todo o empenho e esforço dos seus educandos, conseguiu ajudar a realizar alguns desejos que permitiram transformar a vida de crianças e jovens que sofrem de doenças graves, levando um momento de força, alegria e esperança ao Hospital Pediátrico de Coimbra. Colmatando as dificuldades mais visíveis, e após algumas conversas com a Dra Ana Paula Mendes, a Escola ofereceu um LCD e material escolar, que fizeram as delícias das crianças que por lá passam.

Com este pequeno gesto, os discentes tiveram a oportunidade de descobrir o valor das ações solidárias e voluntárias percebendo que não há recompensa maior do que compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com aquelas crianças carentes de uma vida saudável. Estes jovens, sentiram-se tão orgulhos do seu gesto que se identificaram como uma nova força capaz de humanizar o mundo.Foto 4

Em jeito de resposta à origem deste fundo monetário, é importante referir que foi realizada uma feira solidária na Escola Profissional, onde todos participaram com muito empenho. Nesta pequena feira foi possível encontrar vários produtos, cedidos e confecionados pelos próprios, na sua maioria, caseiros e a preços acessíveis; e até mesmo produtos oferecidos por algumas pessoas que aderiram simpaticamente a este projeto, participando diretamente com o seu contributo. A boa disposição e eficácia marcaram as suas barraquinhas, repletas de frutas, enchidos, compotas, doces, cocktails, refeições, entre outras iguarias saborosas. Não podia faltar a tão tradicional quermesse, e os tão divertidos jogos tradicionais. Foi um dia cheio, rico e onde se viveu, sobretudo o lema “Ser solidário é sentir-se solidário!”

Mas o sonho destes jovens alunos e a sua Escola não caminha por uma rua com final à vista pois a sua ambição leva-os a continuar a correr; afinal já Camões nos dizia outrora “se mais mundo houvera lá chegara” e estes jovens guerreiros não desistirão! Em breve mais novidades terão e outras alegrias poderão partilhar!

Entretanto a Escola Profissional de Anadia tem levado os alunos a refletir para que tenham condições de formular conceitos, ao invés de apenas coletar informações. Baseados nesta reflexão, a nossa comunidade escolar aceitou a responsabilidade de iniciar um desafio, que se prendeu e foi estimulada pelas dificuldades e oportunidades inerentes à crise que se vive.

Seguindo este raciocínio, toda a comunidade educativa tem trabalhado a solidariedade na escola e sala de aula; aliás a escola é um espaço importante de construção da democracia, onde se devem orientar alunos a discernirem direitos e deveres, vivenciando os princípios democráticos. Assim, tem direcionado este projeto como meio de praticar a solidariedade humana, levando os alunos, professores, pais e comunidade escolar a serem sensíveis com as condições do próximo.

A proposta deste projeto, pautada na importância da convivência solidária, tem ainda realizado campanhas de arrecadação de alimentos, utensílios vários, roupas, brinquedos, calçados, livros, material escolar… Com esta campanha, toda a comunidade educativa se tem sensibilizado, adotando atitudes de solidariedade redescobrindo o sentido original da palavra “respeito” para com o próximo.

 

Fonte: Escola Profissional de Anadia