Termina hoje, quinta-feira, dia 9 de novembro, o período de candidaturas às bolsas de estudo e de mérito para os alunos do ensino secundário e superior, que se destinam aos alunos que estudam no concelho da Mealhada.

São três os tipos de bolsas para os alunos da Mealhada: as destinadas a premiar o mérito, bolsas de estudo para o ensino secundário e as bolsas de estudo para o ensino universitário. Estas duas últimas têm como requisitos obrigatórios a residência no concelho, a situação de carência económica e o sucesso escolar. Já as candidaturas a bolsas de mérito destinam-se aos melhores estudantes, com residência no concelho há mais de três anos e que frequentem estabelecimentos de ensino secundário público no concelho.

A atribuição de bolsas de estudo para os alunos do ensino secundário e universitário e de bolsas de mérito para os do secundário foi uma das medidas adotadas por este executivo desde 2014 e já premiaram vários alunos. A iniciativa procura fomentar o sucesso e a responsabilidade escolar.

As inscrições devem ser feitas mediante o preenchimento de um boletim que se encontra disponível em http://www.cm-mealhada.pt/noticias/2665/autarquia-abre-candidaturas-a-bolsas-de-estudo-e-de-merito-, e que deve ser depois enviado por e-mail para educacao@cm-mealhada.pt ou entregue presencialmente no Setor de Educação e Desporto da Câmara Municipal, no horário das 9h às 12h 30m e das 13h 30m às 16 horas.

A atribuição das bolsas de mérito e de estudo obedece a regulamentos, que poderão ser consultados também em http://www.cm-mealhada.pt/noticias/2665/autarquia-abre-candidaturas-a-bolsas-de-estudo-e-de-merito-.

 

 

Bolsa de Mérito

A Bolsa de Mérito será atribuída a alunos com idade inferior ou igual a dezoito anos, residentes na área do concelho da Mealhada que ingressem ou frequentem o ensino secundário público com sucesso escolar, sendo a média igual ou superior a dezasseis valores. O limite de Bolsas de Mérito a atribuir é de três por ano, sendo que o montante para cada uma não pode ser superior a mil euros, e terá um valor fixo anual, igual para todos os anos de escolaridade (10.º, 11.º e 12.º). Esta prestação anual é destinada à comparticipação de encargos referentes ao ano escolar.

 

Bolsa de Estudo para alunos do ensino secundário

São dez Bolsas de Estudo para os alunos do ensino secundário do município a serem atribuídas em cada ano escolar. O montante será de cem euros por mês e terá a duração de dez meses, coincidindo com o início e o fim das aulas. Estas bolsas são destinadas, sobretudo, a alunos pertencentes a agregados familiares com baixos recursos económicos, que residam e estudem no concelho da Mealhada há pelo menos três anos, com aproveitamento escolar no ano letivo anterior, sendo a média final igual ou superior ao nível quatro ou a dezasseis valores.

 

Bolsa de Estudo para alunos do ensino universitário

As Bolsas de Estudo para os estudantes universitários serão concedidas, por cada ano letivo, até um número máximo de dez e destinam-se aos alunos que frequentem cursos superiores ou equiparados, em instituições de ensino devidamente reconhecidas, de natureza pública. O valor final deste apoio financeiro não pode ser superior a 1.212,50 euros e está sujeito ao número de anos previstos para acabar o curso que o aluno frequentar. Os candidatos não podem ter idade superior a vinte e cinco anos à data da primeira matrícula, não podem ser detentores de nenhum grau de ensino superior e devem ter residência comprovada no concelho da Mealhada há mais de três anos. De salientar que o regulamento prevê que duas das dez bolsas de estudo devem ser destinadas a alunos portadores de deficiência ou incapacidade igual ou superior a sessenta e cinco por cento.

 

 

Fonte: Câmara da Mealhada

Imagem: Kidaha (pixabay.com)