O concelho de Anadia vai ter um serviço público de transporte de passageiros e, “se tudo correr bem, iniciará já no próximo mês de setembro”. Quem o disse, na manhã de 26 de julho, aos jornalistas, foi Teresa Cardoso, presidente da autarquia, após concluída a reunião pública do executivo, onde foi aprovada, por unanimidade, a medida designada de “Anadia SIM (Serviço Integrado de Mobilidade)”.0001 (4)

Na prática estarão ao dispor dos munícipes, a um baixo custo – cinquenta cêntimos e/ou um euro -, dois percursos: um semanal e um urbano. O semanal, que liga as freguesias à cidade de Anadia e vice versa, tem percursos diferentes de segunda a sexta-feira; o urbano é igual durante os dias da semana e a rota (que faz cinco circuitos, iguais, diariamente) abrange os pontos centrais da cidade de Anadia e também as Estações de Comboio da Curia e Mogofores. Para quem utiliza o percurso semanal, o regresso “a casa”, partindo da cidade de Anadia, pode fazer-se em dois horários, um de manhã e outro à tarde.

“Há paragens definidas, mas depois há a flexibilidade em ir buscar pessoas a outras localidades, mediante agendamento através de um contacto telefónico que será disponibilizado na altura”, declarou a edil, confirmando que o percurso atingirá “as ‘antigas’ quinze freguesias”.

A autarca confirmou que “foi feita uma avaliação do projeto” e que depressa “se percebeu a necessidade das populações que estão mais longe da sede do município”. “Há pessoas, com uma certa idade, que estão sozinhas e precisam de resolver os seus problemas, por exemplo, na Loja do Cidadão ou deslocarem-se ao Centro de Saúde”, disse.

“Para além disto, queremos fomentar a vinda da população à cidade e / ou de pessoas de fora do município, que precisem de se deslocar de comboio, para chegar até aqui”, acrescentou Teresa Cardoso.C Semanal

O investimento da autarquia é de setenta e quatro mil euros e inclui, por parte da Transdev, o serviço de transporte de passageiros, a comunicação e imagem do autocarro, bem como a respectiva divulgação, e também a sinalética. “O contrato é de um ano, altura em que se fará uma avaliação, tendo a Câmara como receitas o custo dos bilhetes – percurso semanal um euro e circuito urbano cinquenta cêntimos – e parcerias de publicidades privadas, que possam surgir no próprio autocarro”, explicou ainda, aos jornalistas, a autarca, garantindo que foi exigido à Transdev “uma viatura nova, com um mínimo de dezanove lugares e ajustado às necessidades”.

Na reunião do executivo, José Manuel Ribeiro, eleito pelo PSD, congratulou a decisão da autarquia, referindo que o serviço “é de um impacto público enorme e que assume preocupações sociais, tendo preços baixos e ainda reduzidos, em cinquenta por cento, aos detentores dos cartões ‘Anadia Sénior’ e ‘Anadia Jovem’”. “Era necessário, por um baixo valor, os munícipes poderem aceder ao Centro de Saúde, Câmara e Loja do Cidadão, por exemplo”, enfatizou.DSC03470

O vereador mostrou-se, contudo, reticente à escolha, por ajuste direto, da operadora de transporte – Transdev -, “que tem um histórico de incumprimento para com o Município”. “Espero que a Câmara atue, se for caso disso”, alertou.