José Diogo da Costa Jesus, aluno do décimo segundo ano da Escola Secundária da Mealhada, vai representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Química e nas Olimpíadas Ibero – Americanas de Física. O jovem foi, na manhã de 30 de junho, “agraciado”, nos Paços do Concelho da Mealhada, por Rui Marqueiro, Guilherme Duarte e Arminda Martins, presidente, vice-presidente e vereadora na autarquia mealhadense, respetivamente.

Gosta de dormir, jogar no computador, ler, ver séries, ir ao ginásio e é fã do Harry Potter, mas é no seu percurso escolar onde a sua vida mais sobressai. Com dezassete anos, José Diogo da Costa Jesus, aluno de Ciências e Tecnologias, irá representar o país, com mais três colegas de outros concelhos, nas Olimpíadas Internacionais de Química e nas Olimpíadas Ibero – Americanas de Física. As viagens são custeadas pelas Sociedades Portuguesas de Química e Física.

“Nas primeiras vamos para a Tailândia, durante dez dias. A viagem acontece já no dia 5 de julho. Nas Olimpíadas de Física vamos para a Colômbia, sete dias, em setembro”, referiu o jovem, assumindo-se “apaixonado” por física: “É a perfeita combinação entre a Matemática e o mundo real”.

Uma paixão que o poderá levar a não optar por prosseguir os estudos em Engenharia Aeroespacial. “As disciplinas não têm tanta física como ele gostaria de estudar”, refere a mãe do jovem, garantindo que “até ao oitavo ano, o Diogo foi sempre preguiçoso, mas de um ano para o outro tudo mudou”.

José Diogo considera, assim, que o seu futuro na faculdade poderá passar por Engenharia Física e Tecnologia ou Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Com uma média de 19,625 valores, o jovem, natural da Mealhada, sonha um dia trabalhar na NASA…

“E qual é o segredo para este sucesso escolar?”, quisemos saber. “Não é preciso estudar muito, é preciso aproveitar e estar concentrado nesses momentos. Depois é ir um pouco mais além do que aquilo que aprendemos na escola. E isso facilita muito o trabalho diário na aprendizagem curricular”, explica José Diogo.

Sobre a viagem e participação nas Olimpíadas, o jovem disse: “Quando soube fui abraçar a minha mãe e ligar às professoras”.

Presente na cerimónia de ontem estiveram Fernando Trindade, presidente de Agrupamento de Escolas da Mealhada, e Cristina Martinho, coordenadora do Grupo 510 da Secundária, que elogia o trabalho do jovem, garantindo também “que foi sempre muito bem acompanhado no seu percurso escolar”.

Rui Marqueiro felicitou José Diogo “pelo esforço e inteligência”, dando também uma palavras aos seus progenitores: “São sempre muito importantes na formação”.